Apesar do momento de 'quarentena', com duração de 14 dias, decretado pelo Governo do Estado, a ser iniciado já nesta quinta-feira (18), o fotógrafo Rodrigo Gavini decidiu tomar uma iniciativa para impulsionar as redes sociais de negócios voltados à Gastronomia. No perfil do profissional no Instagram, ele deu dicas, compartilhando o conhecimento adquirido para ajudar empreendedores a venderem melhor os produtos, mesmo que por meio de delivery.
Rodrigo fotografa profissionalmente há 15 anos, é formado em Jornalismo e Fotografia e sempre gostou de realizar coberturas ligadas à cultura. Foi aí que se especializou, diversificando o leque para a fotografia de alimentos. "Juntei duas coisas que eu gosto: comer e fotografar", contou brincando.
Para ele, o conhecimento é uma ferramenta que deve ser compartilhada. "Sou muito grato a todas as pessoas que me ensinaram até aqui e que continuam me ensinando, a gente vive aprendendo. Sei que os empreendedores ralam muito no dia a dia e também entendo como a pandemia pode impactar essas pessoas. Aí tive a ideia de disponibilizar as dicas no perfil para as pessoas terem um material de divulgação de qualidade no Instagram", iniciou.
O fotógrafo explica que nem sempre os empresários do ramo de restaurantes têm como contratarem o serviço de um profissional, e nem por isso precisam ter fotos ruins. "Mesmo se eu pensar a partir de um ponto de vista comercial, a iniciativa também pode ser positiva. A sobrevivência dos meus clientes é a minha sobrevivência. Preciso que as pessoas ganhem dinheiro, trabalhem e tenham condições de contratar um fotógrafo para alavancar as vendas delas pelas redes sociais", acrescentou.
Coloque uma mesa perto da janela. Você vai perceber como a luz natural que entra bate no prato, revela a textura dos alimentos e dá um "clima" na foto.
Áreas com pouca iluminação podem resultar em uma foto tremida, o tripé garante estabilidade e nitidez. "Com a câmera na mão, a foto pode ficar um pouco tremida. A razão técnica é que a câmera precisa baixar muito a velocidade do obturador em ambientes escuros, então qualquer balançadinha no equipamento vai fazer tremer a foto. Quando se coloca a câmera no tripé, elimina isso e melhora muito a nitidez da imagem", afirmou.
Quando for compor a foto, dê preferência a adereços simples, que tenham a ver com o prato. Evite colocar muita coisa sobre a mesa, para não tirar a atenção do prato principal, que deve ser o destaque da imagem. "Não é necessário colocar taça, vidro de azeite, garrafa de vinho, panela de farofa com vinagrete. Coloque o prato, os talheres, uma composição que tenha a ver com o prato, que esteja dentro do contexto. Não vai colocar, por exemplo, um peroá com uma garrafa de vinho. É preferível um peroá com uma cervejinha", frisou.
A atenção no que está no fundo da imagem é fundamental, pois pode revelar um aspecto indesejado (uma cozinha suja ou uma pessoa passando, por exemplo). É importante lembrar que fotografia é tudo o que está no quadro da imagem, não só o que aparece na frente. "O fundo neutro, de preferência desfocado, chamando atenção para o prato, é muito melhor", sugeriu.
Os ingredientes frescos ficam bem melhor na foto. "Ninguém merece ver um prato com uma alface murcha, um tomate enrugado ou um bife seco, não faz abrir o apetite", destacou. Para Gavini, primeiro "se come com os olhos", o que torna importante que o prato esteja visualmente bonito. "Não adianta usar tripé, luz de janela com um fundo bacana e adereço simples, se o prato estiver feio", concluiu.
Ao mesmo tempo que uma boa foto pode abrir o apetite, uma imagem ruim pode causar repulsa ao alimento. Por isso, ter uma foto atrativa é fundamental para cardápios online e delivery. Se mesmo com todas as dicas, você não conseguir produzir uma boa foto, é melhor não usar nenhuma. Vale investir em um trabalho profissional.
Apesar de defender que não existe "certo" e "errado" na fotografia, Gavini sugere o que costuma funcionar melhor para divulgação de produtos. Observe os exemplos:
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