Uma fumaça densa decorrente de uma queimada no Morro das Andorinhas, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, complicou a vida dos moradores e pode ser avistada de diferentes pontos na cidade nesta terça-feira (16). O fogo se alastrou e consumiu a vegetação de um pasto. O Corpo de Bombeiros atuou no incêndio.
O fogo começou no início da tarde. Internautas de vários bairros, como o Zumbi, Campo Leopoldina e Marbrasa, registram imagens da situação. “Nem começou o período de seca e o morro da andorinha todo em chama” Oleidir Pereira.
Por meio de nota o Corpo de Bombeiros Militar informou que uma equipe foi encaminhada e, no local, os militares realizaram várias incursões pela região do Morro das Andorinhas, que abrange vários bairros, com o objetivo de obter um panorama sobre a abrangência do incêndio. A equipe foi com o caminhão de combate o mais próximo possível das chamas e, depois, prosseguiu a pé até o ponto onde o fogo se aproximava das residências, onde realizaram o combate. Após a extinção desse foco, a equipe permaneceu monitorando o incêndio, que se desenvolveu morro acima, impossibilitando a continuidade do combate. Os militares permaneceram monitorando até as chamas perderem forças.
Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), no período de maio até o final do mês de outubro é proibida a queima controlada em todo o Espírito Santo. De acordo com o órgão, durante esse tempo, é autorizada a queima apenas para o despalhamento da cana-de-açúcar e para o controle de pragas e doenças agrícolas, com o devido laudo agronômico informando a necessidade da ação.
Queimadas para limpeza de áreas para plantio ou renovação de pastagens, por exemplo, não poderão ser realizadas durante esse intervalo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta