Um gavião da espécie Amadonastur lacernulatus – conhecido como gavião-pombo-pequeno – foi resgatado em Jardim da Penha, na tarde desta segunda-feira (2), por um biólogo da Prefeitura de Vitória. A ave está ameaçada de extinção e, segundo o responsável pelo resgate, é vista com raridade em Vitória. O animal foi encaminhado ao Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), em Cariacica, onde será avaliado para saber se houve alguma fratura.
O resgate aconteceu após uma funcionária de um laboratório na Avenida Hugo Viola, em Jardim da Penha, notar que o animal havia batido em um vidro. Depois da colisão, a ave teria tentado voar novamente e teria batido de novo no vidro.
Com lesões, o gavião estava com dificuldade de alçar voo e foi colocado em uma caixa pela funcionária do laboratório. O resgate aconteceu por volta das 11h desta segunda-feira.
O técnico relatou ainda que, em 12 anos de experiência na área, resgatou aves da espécie apenas quatro vezes. "O pássaro é endêmico da fauna brasileira. Ave de Mata Atlântica", diz.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta ligar imediatamente para o serviço de resgate, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento. O animal será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, ou levado ao Ipram, em Cariacica, ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona, na Serra.
O atendimento do Serviço de Recolhimento de Animais Silvestres é feito pelo telefone (27) 99724-2788 ou pelo 156.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta