> >
Golfinho morre em praia de Manguinhos, na Serra

Golfinho morre em praia de Manguinhos, na Serra

O animal foi avistado por um pescador na madrugada deste sábado (29) na areia, já bastante debilitado. Causa da morte será investigada

Publicado em 29 de agosto de 2020 às 16:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Golfinho morre em praia da Serra
Golfinho morre em praia da Serra. (Weverson dos Santos Moreira)

Após o registro de baleias encontras mortas no litoral capixaba, um golfinho também morreu, neste sábado (29), na praia de Manguinhos, na Serra. O animal é mais conhecido como “golfinho-nariz-de-garrafa” e passará por necropsia, procedimento que vai permitir identificar as causas da morte.

O golfinho estava na areia quando foi avistado pelo pescador Weverson dos Santos Moreira, mais conhecido como“Janjão”, 37 anos, que atua na Associação de Pescadores de Manguinhos. Ele relata que viu o golfinho por volta das 5 horas da madrugada deste sábado. “Quando o vi,  já parecia bem debilitado”, recorda.

Diretor do Instituto Orca, Lupércio Barbosa explica que o animal retirado da areia da praia tratava-se de um golfinho de característica juvenil: "Não chega a ser um filhote, pelas características apresentadas". Ele acrescenta que a presença da espécie é comum no litoral brasileiro. “O golfinho-nariz-de-garrafa está presente desde a Argentina, tem uma distribuição mais extensa da espécie e aparece tanto no Oceano Atlântico quanto no Pacífico”, explica.

MORTE DE GOLFINHOS

Barbosa explica que o instrumento de necropsia permite, além de identificar a causa de morte, gerar informação científica e de estudos sobre as espécies. “Infelizmente, é uma morte. Hoje, no mundo, temos uma média de morte de mil golfinhos por dia. Geralmente, os casos estão atrelados à interação com a atividade pesqueira. Os filhotes acabam por se prender em redes, vão se aproximando da costa e morrem”, detalha. Sobre o golfinho encontrado em Manguinhos, ele analisa que o animal ainda estava num estágio mais conservado. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais