Em tempos de bares fechados devido ao isolamento social como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus, beber dentro de casa se tornou uma alternativa para quem gosta de uma cervejinha no final de semana. Esse virou o novo público de golpistas que passaram a oferecer promoção de cerveja como isca para fisgar vítimas.
A proposta é repassada via aplicativos de mensagem e oferece quatro barris de cerveja gratuitos, segundo levantamentos do laboratório digital da empresa de segurança PSafe, que detectou o golpe. Em troca, o usuário só precisa responder um questionário de duração de um minuto. Até aí, o golpe é convincente.
Após clicar no link a vítima é entretida com diversas perguntas, como: você é maior de 18 anos? ou você prefere cerveja pilsen ou lager?. Porém, o que importa não são as respostas, pois no final das questões o usuário será informado falsamente que ganhou os quatro barris de cerveja.
A suposta confirmação da promoção acontece quando o link sugere que a vítima compartilhe com mais 10 contatos a mensagem, servindo assim de área para receber notificações de outros golpes. Quando foi detectado pela PSafe, o número de vítimas saltou de 55 mil para 159 mil em apenas quatro horas.
A Polícia Civil capixaba foi contactada e verificou que ainda não há registros deste tipo de golpe no Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta