Em estratégia semelhante à que levou milhares de jovens para tomar a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19 na última semana, os municípios do Espírito Santo estão mobilizados para atender a população apta a receber a D2. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribuiu 360 mil doses, que começam a ser aplicadas nesta sexta-feira (27) na campanha de Dia D para esse público.
A ação continua no sábado (28) e, em algumas cidades, também na próxima semana. Na Grande Vitória, a previsão é atender mais de 78 mil pessoas. Para Vila Velha e Viana, ainda há possibilidade de agendamento.
A iniciativa visa acelerar o processo de imunização da população, que precisa de duas doses de vacina - no caso Coronavac, Pfizer e Astrazeneca - para completar o esquema vacinal e, assim, reduzir o risco de agravamento, internação e morte no caso de infecção pelo Sars-Cov-2 (coronavírus). Apenas uma dose não garante a proteção prevista pelas farmacêuticas, sobretudo diante da nova cepa Delta - mais transmissível. A única vacina que, até o momento, exige só uma dose é a Janssen.
No Estado, há mais de 160 mil pessoas com a D2 em atraso, o que compromete a proteção individual e também coletiva porque há o risco de aparecimento de novas cepas enquanto não houver um controle maior da circulação do vírus. Confira a programação de vacinação nos municípios da região metropolitana:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta