Um dos principais pontos turísticos do balneário de Guriri, em São Mateus, na Região Norte do Espírito Santo, amanheceu com uma homenagem e um ato de conscientização da população pelo avanço da pandemia do novo coronavírus.
Dezessete cruzes foram colocadas em frente à Capelinha Nossa Senhora dos Navegantes, representando o total de vidas perdidas pela Covid-19 no município.
A ação foi realizada na manhã deste domingo (5). Segundo Lion Israel Padilha, membro do grupo que realizou a homenagem, o objetivo é chamar atenção para o avanço dos casos na região.
Ao todo, oito pessoas participaram da homenagem, todas respeitando as medidas de prevenção de contágio. Em um vídeo, divulgado pelo grupo, uma mensagem resumiu a ação e fez um apelo para que todos respeitem o pedido de isolamento social.
Amanhã serão 18, 19, 20, mas esses números nunca serão somente números. Aqui eles são bairros, mas eram avós, eram pais, mães, filhos, filhas, amavam e eram amados. Então nunca serão somente números, se puder fique em casa, reforça o vídeo.
Sobre a mensagem que o grupo espera passar para a população com a ação, Lion explica: Gostaríamos que os moradores daqui tivessem mais empatia pelas famílias que perderam seus entes queridos para a COVID-19 e que tivessem mais consciência, visto que as praias continuam cheias e, em sua maioria, os banhistas não se importam com as medidas de distanciamento social.
A única crítica que temos recebido é sobre o número de mortes ser o mesmo número que representa o atual presidente. E que isso foi uma triste, porém simbólica coincidência. No período de preparação das cruzes eram 16 vítimas, ontem tivemos que confeccionar mais uma cruz devido a nova morte, ressaltou.
O município de São Mateus conta com 752 casos confirmados do novo coronavírus, segundo informações do boletim divulgado neste sábado (4), pela prefeitura. Dezessete pessoas morreram vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia.
Segundo o boletim, 370 pessoas que tiveram a doença são consideradas curadas clinicamente. Os bairros com maior incidência de casos são Guriri com 175, Sernanby com 60 e Boa Vista com 37 pessoas infectadas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta