> >
Guarapari contraria regra e autoriza restaurantes a funcionarem até 22h

Guarapari contraria regra e autoriza restaurantes a funcionarem até 22h

Município está classificado como  risco alto para contágio de coronavírus. Segundo as normas estaduais, limite para atendimento nos estabelecimentos é até 20h

Publicado em 30 de dezembro de 2020 às 14:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Praia do Morro, em Guarapari, estava lotada na manhã deste sábado (26)
Praia de Guarapari: novas regras para o município passam a valer nesta quarta-feira (30). (Reprodução / TV Gazeta)

Guarapari publicou decreto que estabelece regras para atividades no município enquanto estiver enquadrado como risco alto de contágio para o coronavírus, conforme classificação do 37º mapa de risco da Covid-19. Entre as medidas editadas pela prefeitura, que começam a vigorar  a partir desta quarta-feira (30), está a autorização para funcionamento de restaurantes, pizzarias e galerias até 22 horas, o que contraria a norma já estipulada pelo governo estadual, que limita o atendimento desses estabelecimentos até as 20h.

Outra medida do município em desacordo com as normas estaduais é a permissão para funcionamento de agências bancárias se tiver agendamento prévio e quando não há possibilidade de atendimento por outro canal. O decreto estadual para combate e prevenção à Covid-19 proíbe o atendimento ao público nas agências bancárias em cidades classificadas como risco alto de transmissão do vírus. 

A Procuradoria-Geral do Estado informou que, diante da publicação de regras flexibilizando normas já determinadas pelo governo do estadual para combate e prevenção à Covid-19,  vai propor uma ação judicial conjunta com o Ministério Público do Estado "a fim de suspender imediatamente a execução do decreto do município de Guarapari". 

Na terça-feira (29), a procuradoria já havia informado que iria acionar a Justiça, caso a prefeitura não seguisse as determinações estaduais. 

Além das medidas que flexibilizam algumas atividades, o decreto de Guarapari restringe outros serviços. Entre as normas estão o fechamento dos bares até o dia 3 de janeiro, quando será divulgado o novo mapa de risco do governo do Estado, o funcionamento somente de estabelecimentos essenciais no domingo e a suspensão da entrada de ônibus de turismo/excursão, micro-ônibus, vans e similares, com exceção daqueles direcionados a hotéis e pousadas que possuem estacionamento no próprio estabelecimento. Confira as regras do decreto municipal:

COMÉRCIO, SERVIÇOS E EVENTOS

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Guarapari publica decreto com medidas contra Covid-19

Confira as medidas adotadas por Guarapari durante o enfrentamento à Covid-19

Tamanho de arquivo: 1mb

DISTANCIAMENTO

TRANSPORTE E EVENTOS

BANCOS

MEDIDAS EM DISCORDÂNCIA COM O DECRETO ESTADUAL

RISCO ALTO

Oito municípios foram classificados pelo governo do Estado na última sexta-feira (25) como em risco alto de contaminação pela Covid-19 . Além de Guarapari, também estão nesse grupo Linhares, São Mateus, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Governador Lindenberg, Irupi e Mantenópolis. 

 37º Mapa de Risco Covid-19 do Espírito Santo traz oito cidades em risco alto
37º Mapa de Risco Covid-19 do Espírito Santo traz oito cidades em risco alto. (Governo do ES/Divulgação)

Entre as principais medidas determinadas pela Matriz de Risco do governo do Espírito Santo para esses municípios, estão o fechamento de bares, parques e unidades de conservação ambiental, além de restrições no funcionamento de estabelecimentos comerciais e restaurantes. As aulas presenciais de qualquer nível de ensino ficam suspensas. Confira as regras:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais