> >
Guarda-vidas fazem casa e cuidam de cadela com filhotes na Curva da Jurema

Guarda-vidas fazem casa e cuidam de cadela com filhotes na Curva da Jurema

Estrutura foi erguida nesta semana pelos agentes com receio de o animal ficar agressivo ao ver banhistas se aproximando dos recém-nascidos

Publicado em 22 de junho de 2023 às 11:35

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Mamãe dog ganha casa na praia da Curva da Jurema
Mamãe dog ganha casa na praia da Curva da Jurema para cuidar dos filhotes. (Fernando Madeira)

Um grupo de guarda-vidas que atua na praia da Curva da Jurema, na Enseada do Suá, em Vitória, se mobilizou para cuidar de uma cadela que pariu cerca de 10 filhotes nesta semana. O local conta com cerca e até uma casinha construída para proteger os animais, o que tem chamado a atenção de quem passa pela orla. 

Após verem os cães, os agentes construíram uma cerca delimitando uma área para os animais na areia da praia. "A cachorra deu cria e a gente fechou o local para preservar o banhista e a ninhada de 10 filhotes", contou Ednardo Rocha, coordenador do Salvamar, da Prefeitura de Vitória.

"Quando ela tem os filhotes, fica agressiva, por conta disso os guarda vidas montaram a estrutura", completou. O coordenador não soube informar se a prefeitura já foi acionada para recolher os animais, nem o responsável por abandonar a cachorrinha.  

A novidade tem gerado curiosidade em quem passa pela orla. "Achei perfeito as pessoas terem a disponibilidade para fazer uma casinha para uma cachorra abandonada, com tantos filhotinhos. Vejo muitas pessoas aqui colocarem ração, água. Acho muito interessante", contou a aposentada Angela Porto, de 75 anos. 

A estrutura também agradou a neta da aposentada. "Eu acho muito legal terem feito uma casinha, trazerem ração para a cachorrinha todo dia. Não deveriam tirar nunca, deveriam ficar aqui", disse Laura Porto, de 10 anos.

Em nota, a Prefeitura de Vitória, informou alguns guarda-vidas que atuam no local tiveram a iniciativa de fazer, nesta semana, a "casinha" com o intuito de proteger os filhotes da cadela. "Ao mesmo tempo, idealizaram a placa como forma de instruir as pessoas que passam pela orla e garantir a segurança de todos", destacou.

"A Secretaria de Saúde de Vitória informa que a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental já vacinou os animais contra a raiva", afirmou a prefeitura, sem dizer se os cães serão levados para algum abrigo. 

Mamãe dog ganha casa na praia da Curva da Jurema para cuidar dos filhotes(Fernando Madeira)

No final da tarde, a administração municipal destacou ainda que fez o resgate dos animais "visando proporcionar bem-estar e melhores condições físicas e de saúde". A ação integrada foi realizada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e protetoras independentes.

"A PMV observa que a cadela (mãe) foi levada para uma clínica conveniada da Semmam para passar por consulta, exames e ser castrada. Os filhotes foram levados para um lar temporário, em uma parceria com protetores independentes. A Semmam ainda está disponibilizando consultas, exames, vacinação e castração para os filhotes. Já o CVSA vai monitorar o pós-operatório da cadela (mãe) e observar o comportamento agressivo e, posteriormente, fazer sua liberação para adoção", afirmou, também por nota.

Errata Atualização
22 de junho de 2023 às 17:20

No final da tarde desta quinta (22), a administração municipal informou que fez o resgate dos animais "visando proporcionar bem-estar e melhores condições físicas e de saúde". A cadela (mãe) foi levada para uma clínica conveniada da Prefeitura de Vitória para passar por consulta, exames e ser castrada. Os filhotes foram levados para um lar temporário, em uma parceria com protetores independentes. O texto foi atualizado.

Programa de acolhimento de animais

A Prefeitura de Vitória conta com o programa Pata Vix, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), lançado em 2022, com o objetivo de fornecer o serviço de recolhimento, transporte, guarda provisória, alimentação, microchip e higiene.

Caso o munícipe queira informar sobre um animal abandonado, basta abrir um chamado no 156 ou pelo aplicativo Vitória Online.

A equipe da Semmam irá até o local para verificar e, se for necessário, fazer o recolhimento do animal. Os animais recolhidos serão direcionados para o Rancho Bela Vista, na Serra, que é uma empresa especializada no serviço, com centros cirúrgicos e equipamentos preparados para atender os animais.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais