A pandemia do novo coronavírus está afetando as doações de sangue nas unidades do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes) de Linhares, São Mateus e Colatina. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os locais registram estoques de sangue abaixo do limite aceitável desde esta segunda-feira (18).
Segundo a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, os estoques de todos os tipos sanguíneos estão baixos. Existe uma preocupação pela velocidade na queda do estoque diário, que pode ter como consequência a falta de sangue para atender às demandas dessas regiões.
Não há substituto para o sangue. Precisamos que a população colabore com doações regulares, o que evitaria chegarmos em níveis críticos como estamos agora, disse.
Para evitar que as doações se tornem fonte de contágio do novo coronavírus, o atendimento em todas as unidades está sendo feito por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração.
Limitamos o número de pessoas dentro das unidades e vale reforçar que quem está com sintomas gripais não deve comparecer para doação, explicou a diretora.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta