> >
Homem fica ferido durante carregamento de granito em navio no ES

Homem fica ferido durante carregamento de granito em navio no ES

Trabalhador foi socorrido lúcido e andando, mas apresentou piora no quadro de saúde e está em coma

Publicado em 30 de maio de 2024 às 13:47- Atualizado há 6 meses

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Errata Correção
31 de maio de 2024 às 09:54

A versão anterior da reportagem informava que o acidente aconteceu no Terminal Vila Velha (TVV), mas a ocorrência foi registrada no Terminal Portuário Peiu, segundo a Vports — empresa que administra os terminais. O texto foi corrigido.

O estivador Alex Sandro Alves Silva, de 50 anos, ficou ferido durante o carregamento de granito em um navio no Terminal Portuário Peiu, na última segunda-feira (27).  A vítima foi socorrida lúcida e andando e encaminhada para um hospital particular em Vitória. Mas, segundo familiares, o quadro de saúde piorou e ele entrou em coma. No final da tarde desta quinta-feira (30), ele teve a morte cerebral confirmada após exames.

O presidente do Sindicato dos Estivadores, Cícero Benedito, que representa os trabalhadores responsáveis pela carga e descarga de navios, explicou para a TV Gazeta que o trabalhador ajudava no carregamento de granito em um navio, quando um pedaço de broca de metal que estava em um dos blocos caiu na cabeça dele.  A peça é utilizada na extração do granito na mina e, às vezes, vem presa ao bloco extraído.

Portuário Alex Sandro Alves Silva teve morte cerebral confirmada após acidente
Portuário Alex Sandro Alves Silva teve morte cerebral confirmada após acidente. (Leitor A Gazeta / Acervo pessoal)

Capitania vai investigar

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) informou que as causas e responsabilidades do acidente, do ponto de vista da Autoridade Marítima, serão apuradas no Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação. Quando concluído, será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação e dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para adotar as medidas cabíveis ao caso.

O que diz a responsável pelo porto 

A Vports, autoridade portuária responsável pelo terminal, informou que mobilizou a estrutura de socorro, por meio de ambulância e profissionais de remoção, assim que acionada pela empresa responsável pela operação, conduzindo de imediato o trabalhador para uma unidade hospitalar, onde se encontra internado.

Disse ainda que estabelece, em contrato, a obrigatoriedade do cumprimento da lei e das normas de segurança aos seus clientes, parceiros e fornecedores, e caso necessário, disponibiliza estrutura de emergência para enfrentamento de eventuais ocorrências.

A reportagem tenta contato com o Terminal Portuário Peiu. O espaço segue aberto para manifestação. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais