O produtor rural Giovani Aloquio é de Pancas e disse que em sua fazenda já ocorreram três ataques de onças-pardas. “Foram abatidos cerca de 60 cabritos e 20 carneiros da minha propriedade. Estimo que perdi cerca de R$ 80 mil”, relatou.
Há casos também no Norte do Estado. A reportagem de A Gazeta divulgou um vídeo, registrado por uma câmera de segurança, que mostra uma onça pulando uma cerca para caçar um carneiro dentro do curral de uma fazenda, em Ponto Belo.
De acordo com o Ibama, ataques a humanos são raros no Espírito Santo e nunca aconteceram. A preocupação fica mesmo é com relação aos animais de criações nas propriedades rurais. Os especialistas listaram algumas dicas que podem afastar as onças e ajudar a reduzir esse tipo de ocorrência. Confira:
Após utilizar algumas dessas medidas, Giovani disse que já sentiu o resultado. “Colocamos cerca elétrica, melhoramos a iluminação e temos cachorro de guarda. Resolveu bastante”, disse.
*Com informações de Thaynara Lebarchi, da TV Gazeta Noroeste
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta