Em 60 anos de casamento, o apaixonado casal Durval Martins Borges, de 82 anos, e Neusa Pereira Borges, de 77 anos, nunca havia passado longos períodos longe um do outro, mas a pandemia do novo coronavírus forçou um distanciamento entre os dois.
No dia 3 de junho, Dona Neusa foi internada no Hospital Rio Doce, em Linhares, e após uma bateria de exames foi diagnosticado que ela estava com endocardite - doença que provoca inflamação da membrana que reveste a parede interna do coração. O quadro que era estável se agravou dias após a mãe de sete filhos testar positivo para a Covid-19, como explica uma das filhas do casal, a costureira Terezinha Zanoteli, de 58 anos.
"Mamãe estava internada e a situação estava controlada. A gente podia visitá-la moderadamente, conversávamos, mas no dia 18 saiu o resultado do exame de coronavírus. Aí ela teve de ficar isolada e não a vimos mais até ela receber alta ontem (terça-feira - 07)", disse.
A confirmação de Covid-19 em Dona Neusa entristeceu a família, mas principalmente o marido com quem a matriarca é casada há seis décadas. Nas palavras da filha, o pai ficou sem chão e desolado.
"Eles nunca ficaram separados, sempre se amaram muito e se chamam de amor. Quando ele soube do resultado, ela falava que "a veia dele não ia voltar" e ficou muito triste em casa. Foi assim até recebermos a confirmação de que ela estava curada da doença", contou a filha.
Sem precisar ser entubada, Dona Neusa se recuperou e teve alta médica na noite desta terça-feira (07). Na saída, como não poderia deixar de ser, seu Durval preparou uma mensagem especial para a amada e a recebeu na porta do hospital em Linhares.
"Quando recebemos a informação de que ela sairia do hospital, ele foi logo agilizando uma mensagem para ela. Com os dizeres, "Mô, você é minha eterna namorada. Te amo", o aposentado esperou pela amada. O reencontro foi presenciado e registrado por alguns filhos do casal e também netos e o pastor da igreja que fazem parte.
Dona Neusa recebeu uma flor de um dos filhos e os aplausos de quem lá estava. Já seu Durval a reencontrou com um gesto de carinho e amor em um aperto de mão. Do hospital, os eternos namorados seguiram para a casa da família no bairro Interlagos, onde residem há mais de 30 anos.
Em casa, Dona Neusa seguirá se recuperando da Covid-19 e também da endocardite, sempre acompanhada do inseparável parceiro de vida, com quem completará 61 anos de matrimônio no próximo dia 26 de outubro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta