> >
Incêndio atinge ilha na Praia de Camburi onde família vive há quase 50 anos

Incêndio atinge ilha na Praia de Camburi onde família vive há quase 50 anos

Apesar das imagens impressionantes, cuidadora da ilha disse que ninguém se feriu e os próprios filhos dela agiram para apagar o fogo

Felipe Sena

Repórter / fsena@redegazeta.com.br

Publicado em 16 de fevereiro de 2025 às 09:32

Imagens enviadas à reportagem de A Gazeta mostram as chamas na noite de sábado (15).

Um incêndio, na noite de sábado (15), atingiu a Ilha do Fato, que fica a 120 metros do monumento a Iemanjá, no primeiro píer da Praia de Camburi, em Vitória. Vídeo enviado à reportagem de A Gazeta mostra a altura das chamas. Os próprios moradores da ilha disseram ter apagado o fogo. 

Apesar das imagens impressionantes, a cuidadora da ilha, Vera Araújo Gomes, 78 anos, informou na manhã deste domingo (16) que ninguém ficou ferido e apenas a vegetação foi atingida. Ela e os dois filhos são os únicos moradores da Ilha do Fato. Vera acredita que o incêndio de sábado tenha sido ação de vândalos.

“São arruaceiros que passam de barco e tacam fogo”, afirma. Ainda segundo Vera, os próprios filhos controlaram o fogo. “Eles pegaram água da maré, colocaram em baldes e apagaram. Graças a Deus, só pegou no mato mesmo”, contou.

Únicos moradores da ilha há quase 50 anos

Desde os anos 70, a zeladora Vera Araújo e sua família vivem na Ilha do Fato, um pedaço isolado de terra a poucos metros da Praia de Camburi. Sem água encanada, eles mantêm uma rotina simples, baseada na pesca e na criação de animais. 

Ela foi morar na ilha com o marido, que havia ficado desempregado na época e recebeu a proposta de ser zelador do local. Após a morte do companheiro, Vera continuou lá com os filhos, segundo ela, pela tranquilidade. Mesmo preferindo a vida simples, ela reclama da falta de água encanada na ilha. 

Incêndio atinge ilha na Praia de Camburi, em Vitória
Incêndio atinge ilha na Praia de Camburi, em Vitória Crédito: Carol Lima

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Incêndio

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais