Reporter / jsimoura@redegazeta.com.br
Publicado em 18 de dezembro de 2023 às 17:17
Um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado em uma ribanceira no quintal de uma casa do bairro Bela Vista, em Cariacica, na manhã do último domingo (17). O animal apareceu no quintal da residência de Márcio Miranda, que acionou a Polícia Militar.
A equipe do Instituto Caiman, uma iniciativa de pesquisa e conservação das populações do jacaré-de-papo-amarelo, foi chamada pela PM e capturou o animal. Após o resgate, foi realizada a biometria e a equipe descobriu que se trata de uma fêmea.
"É muito ativa. No momento da captura percebemos que ela estava muito agitada. Demos o nome dela de Campbell. Uma das estagiárias que estava acompanhando a gente estava fazendo aniversário, então demos o sobrenome dela como homenagem", contou a Laura Coutinho Fermo, geógrafa e estudante de medicina veterinária.
Jacaré-de-papo-amarelo é resgatado em Cariacica
A equipe ainda teve uma surpresa: Campbell, que tem 1,53 metro, possui ovos. "Até por isso ela estava se distanciando do rio, que é próximo, para montar o ninho. Conseguimos apalpar e com o ultrassom teremos noção do tamanho, quantos são", afirmou Laura Coutinho Fermo.
Jacaré-de-papo-amarelo
O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é uma espécie símbolo da Mata Atlântica e vivem somente na América do Sul. A distribuição geográfica da espécie se estende pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. O jacaré-de-papo-amarelo ocorre em ecossistemas associados à água e vegetação, como rios, pântanos, lagoas, manguezais.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta