> >
Jacaré é resgatado de dentro de bueiro na Serra; veja vídeo

Jacaré é resgatado de dentro de bueiro na Serra; veja vídeo

Animal é uma fêmea e já ganhou o nome da ministra do Meio Ambiente do atual governo federal; ela passou por exames e deve ser liberada na natureza nos próximos dias

Publicado em 2 de janeiro de 2023 às 21:26

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Júlia Afonso
Repórter / [email protected]

Um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado de dentro de um bueiro no bairro Novo Horizonte, na Serra, na tarde desta segunda-feira (2). A ação foi flagrada por populares (veja acima), e a boa notícia é que o animal, uma fêmea, está saudável e já foi até batizado.

Quem aparece no vídeo manipulando o jacaré é o biólogo Fernando Paulino Alvarenga, do Projeto Caiman. Ele contou que uma moradora ligou para a instituição e a equipe foi até o local.

"Em dezembro nós resgatamos um nesse mesmo local. Como a galera já sabe que ali tem jacaré, as pessoas ficam olhando pela grade e viram que tinha um lá dentro novamente. Essa espécie é a única que acontece aqui no Espírito Santo e inclusive está ameaçada de extinção. Esse trabalho de resgate é importante para preservar a espécie. A gente pega, leva para nosso centro, faz exames e, se estiver tudo bem, a gente destina para a natureza", detalhou Fernando.

Jacaré é resgatado de dentro de bueiro na Serra; veja vídeo

O resgatado nesta segunda-feira é uma fêmea jovem, de aproximadamente 10 anos, e mede um metro e 10. "Ela está até acima do peso, super saudável. Foi batizada de Marina Silva, por conta da nossa nova ministra do Meio Ambiente. Deve ficar em observação por até três dias até que a gente libere", explicou o biólogo.

Animal é uma fêmea e já ganhou até nome; ela passou por exames e deve ser liberada na natureza nos próximos dias
Jacaré resgatada na Serra foi batizada de Marina Silva, em homenagem a ministra do Governo Lula. (Divulgação | Projeto Caiman)

Segundo ele, é possível que Marina tenha vindo das lagoas que ficam dentro da ArcelorMittal Tubarão, um local de preservação. "Lá tem mais de 500 jacarés de todos os tamanhos, é o local onde há mais jacarés em todo o Estado. O maior inimigo dos jacarés-de-papo-amarelo é a caça. A população nesse local é estável porque não há acesso de pessoas", ressaltou.

De acordo com Fernando, cerca de 70 jacarés são encontrados pelas ruas da Grande Vitória por ano. Só em dezembro de 2022, 20 foram resgatados. Ainda segundo o biólogo, nessa época do ano é mais comum ver os animais "passeando" por aí porque é o período reprodutivo deles.

O que fazer ao achar um jacaré?

Ao encontrar um jacaré na rua, você pode ligar para o Projeto Caiman, no contato (27) 99902-2969. A Prefeitura da Serra também disponibilizou um canal para essas situações, pelos telefones (27) 3291-7435 e (27) 99951-2321.

Mais sobre o Projeto Caiman

O Projeto Caiman é uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel em parceria com a ArcelorMittal Tubarão. O Jacaré-de-Papo-Amarelo (Caiman latirostris) é uma espécie símbolo da Mata Atlântica. O Projeto Caiman é uma iniciativa pioneira de pesquisa e conservação das populações da espécie, gerando dados técnicos-científicos de saúde e ecologia da espécie Caiman latirostris no Brasil.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais