Vitória
Lideranças empresariais e políticas que abraçaram o desenvolvimento do Espírito Santo como missão receberam nesta terça-feira (9) a mais alta honraria concedida pelo governo do Espírito Santo. A entrega da Comenda Jerônimo Monteiro no grau Grã-Cruz foi entregue pelo governador Renato Casagrande aos fundadores e membros do Conselho Deliberativo do ES em Ação.
Durante a cerimônia, realizada no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, foram homenageados Sérgio Rogério de Castro (em memória), Alexandre Nunes Theodoro, Arthur Carlos Gerhardt, Carlos Aguiar, Ernesto Mosaner, João Gualberto, José Armando Campos, José Luiz Orrico, José Teófilo Oliveira, Luiz Wagner Chieppe, Nelson Saldanha, Nilton Chieppe, Orlando Caliman, Sérgio Tristão, Walter Lídio Nunes, além de Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto, o Café, atual presidente da Rede Gazeta, e Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, o Cariê, fundador e ex-presidente da empresa.
Representando Cariê — que morreu em 6 de abril de 2021 —, o neto Eduardo Lindenberg, diretor de Inovação e Novos Negócios da Rede Gazeta, destacou o compromisso da família e da empresa com o desenvolvimento do Estado.
“Apesar de ter mantido uma vida de trabalho privada, meu avô sempre foi uma pessoa muito ativa naquilo que o Espírito Santo em Ação representa hoje, que é o pensamento coletivo, o entendimento claro de que o empresário não pode olhar apenas para dentro de sua empresa, mas também para segmentos que melhorem a educação, a segurança e o bem-estar das pessoas de seu Estado”.
Por sua vez, Café Lindenberg relembrou o período de dificuldade que o mercado empresarial capixaba enfrentou no final dos anos 1990 e citou como o ES em Ação colaborou com a mudança do cenário negativo.
“Estou honrado em fazer parte disso, além da emoção de lembrar do meu pai, que esteve junto da gente reforçando valores que norteiam a Rede Gazeta, que sempre desempenhou o papel de participar de movimentos importantes no Estado, como o próprio ES em Ação. Então, em todas as ações que visam desenvolver o Espírito Santo, A Gazeta vai estar presente”, destacou o presidente da Rede Gazeta.
Segundo o governador Renato Casagrande, a ONG empresarial representa a garantia de uma sociedade mobilizada em atividades voltadas para melhorias no Espírito Santo.
“A homenagem que fizemos hoje representa os empreendedores que tomaram atitudes em torno da coletividade do nosso Estado. Ao mesmo tempo em que homenageamos, temos expectativa para que esse movimento continue mobilizando instituições que se reúnem com lideranças da sociedade para a construção de atividades de melhoria a cada dia”, disse Casagrande.
Em meio a uma crise institucional e de governabilidade no Estado, um grupo de empresários capixabas se articulou, em conjunto com outras lideranças, para a criação de uma ferramenta de transformação ética, política e de gestão, criando, assim, o Espírito Santo em Ação, em 2003.
Formado como uma instituição do terceiro setor, o ES em Ação é apartidário e transversal, contribuindo com o ambiente de negócios e com o desenvolvimento sustentável no Estado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta