Um lobo-guará foi flagrado em um vídeo andando em meio ao pasto em Muniz Freire, no Sul do Espírito Santo. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Douglas Almeida Caçador, o registro foi feito neste domingo (9), na região de Santo Antônio do Amorim.
O secretário explicou que a Região Sul do Estado não é o habitat natural do animal. “A adaptação dele pode demonstrar um desequilíbrio ambiental, causado por desmatamentos e mudanças climáticas”, disse.
O biólogo Helimar Rabelo afirma que o lobo-guará é um animal típico do cerrado, de campos abertos. Contudo, há cerca de oito anos, ele vem sido visto em municípios do Sul do Espírito Santo, como em Presidente Kennedy, Itapemirim e Alegre. Ele destaca que há uma explicação para isso.
Embora seja um animal alto e grande, o biólogo afirma que o lobo-guará não é um animal agressivo: ele é dócil e se alimenta de pequenos roedores, aves e frutas. “O pessoal não precisa ficar com medo, é manso e não oferece perigo”, esclarece.
A ocorrência não foi registrada na Polícia Ambiental, pois, segundo o secretário de Meio Ambiente de Muniz Freire, não houve nenhum incidente.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta