Estagiária / nvieira@redegazeta.com.br
Publicado em 9 de abril de 2025 às 16:52
Uma Lobo-guará foi resgatada às margens da BR 101, entre Atílio Vivacqua e Cachoeiro de Itapemirim, na madrugada do último sábado (5). Ela precisou ser encaminhada para receber tratamento em uma clínica, em Guarapari, e seguirá se recuperando no Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz. O resgate foi feito por uma equipe da Ecovias 101, concessionária que administra o trecho.
O médico veterinário que atendeu o animal, Leonardo Lyra Lyrio, explicou que ele chegou na clínica em coma, com uma infecção e sem sinais de atropelamento. “Ela não tinha reflexo, não levantava e nem esboçava nenhuma reação. Nós realizamos a reabilitação e ela seguirá em tratamento para depois ser reintroduzida na natureza”, descreveu o especialista.
Ainda segundo Leonardo, a espécie não é característica dessa região e está na lista de animais com risco de extinção. “Foi um atendimento muito inusitado. Foi a primeira vez que vi esse animal pessoalmente. Ele é comum no bioma Cerrado. Antes só tinha visto na internet e em livros”, disse. O custeio da clínica é feito pela Ecovias 101 por meio do Programa de Proteção à Fauna.
O Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) informou que a Lobo-Guará foi recebida nesta terça-feira (8) e fará tratamento com medicação. Apesar do estado de saúde delicado, ela está se alimentando bem e o tempo de recuperação depende da resposta do animal ao tratamento.
“Estamos fazendo todo o possível para que ela melhore. Temos uma equipe especializada, com veterinárias, biólogos e tratadores que estão cuidando de tudo”, garantiu a instituição.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta