O título e o texto desta matéria informavam equivocamente o número de faltosos no segundo dia de prova do Enem no Espírito Santo. O percentual de abstenção de 57,7% se refere ao total de candidatos que se inscreveram para fazer o exame e não ao grupo que seguiu para a segunda etapa. As informações foram corrigidas na matéria.
O índice de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no Espírito Santo subiu no segundo dia de prova, neste domingo (24), e atingiu 57,7% do total de candidatos esperados para esta edição. No primeiro dia, a abstenção foi de 52,5% no Estado.
A previsão era que 49.688 inscritos fizessem no segundo dia de provas, porém, 5.452 candidatos faltaram. Na primeira fase, eram esperados 104.532 candidatos no Estado, mas mais 60.296 desistiram de fazer o exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nacionalmente, ao todo, eram esperados 5,5 milhões de candidatos, no entanto, 2.470.396 pessoas compareceram às provas (44,7%) e 3.052.633 (55,3%) faltaram. A abstenção desta edição do Enem é considerada recorde.
Em alguns casos, é possível solicitar a reaplicação das provas, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. O pedido deve ser feito na Página do Participante, a partir das 12h desta segunda (25) até sexta (29), e cada caso será analisado pelo Inep. Podem solicitar a reaplicação:
Esta edição foi marcada pelo adiamento das provas para janeiro deste ano - inicialmente marcadas para novembro de 2020. A decisão foi tomada em julho do ano passado em razão do agravamento da pandemia. O próximo domingo terá a aplicação do projeto piloto do Enem digital, com provas para 96 mil inscritos. No Espírito Santo mais de mil pessoas se inscreveram para fazer a prova nesta modalidade.
Com informações do G1 ES.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta