Já são mais de 800 as pessoas que precisaram deixar as próprias casas em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias no Espírito Santo. No final da tarde desta segunda-feira (22), foram contabilizados 761 desalojados e 59 desabrigados – totalizando 812 vítimas, em oito municípios do Estado.
De acordo com o último relatório extraordinário da Coordenaria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), a situação mais crítica segue sendo a de Bom Jesus do Norte, onde 650 moradores estão desalojados e outros 28 estão sendo acolhidos em uma creche e em uma escola, ambas no bairro São Sebastião.
Já a principal mudança em relação ao levantamento anterior, divulgado durante a manhã desta segunda-feira (22), é a entrada de Divino de São Lourenço e Mimoso do Sul na lista dos municípios afetados. O primeiro tem quatro desalojados; enquanto o segundo registra 42 desalojados e sete desabrigados.
Desalojado: pessoa que foi obrigada a abandonar a própria residência em função de evacuação preventiva ou destruição grave, decorrente de um desastre, e que, não necessariamente, precisa de abrigo provido pelo governo. Ela pode ter ido para a casa de vizinhos ou parentes, por exemplo.
Desabrigado: pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo governo.
Ainda na Região Sul – a mais afetada pelas recentes e intensas chuvas – há dezenas de vítimas contabilizadas em Alegre (21 desalojados e dez desabrigados) e Apiacá (30 desalojados e dez desabrigados). Além de quatro desalojados em Cachoeiro de Itapemirim e três em Iúna.
O município de Barra de São Francisco é o único do Noroeste do Estado com registros do tipo. No distrito de Córrego de Itá, um deslizamento de terra atingiu parte de uma residência e sete pessoas que compõem duas famílias precisaram deixar o local. Elas estão em casas de familiares ou amigos.
Devido às fortes chuvas, quatro cidades estão sob alerta de enchente. O risco é considerado alto em Linhares e moderado em Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Alfredo Chaves. Há também nove alertas de nível moderado para deslizamento de terra, que englobam Ibitirama, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Guaçuí, Castelo, Muqui, Pancas, Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta