Mais um pinguim apareceu em Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo, nesta quinta-feira (20). Desta vez, o animal foi encontrado na Praia dos Castelhanos. Segundo a empresa responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias, a ave estava ativa e responsiva, porém, abaixo do peso.
A imagem foi gravada pelo morador Jonas Pereira Bugue. Outra ave foi localizada no município no último sábado (15). De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias, o pinguim, da espécie Spheniscus magellanicus (Pinguim-de-magalhães), foi resgatado e encaminhado para reabilitação no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), em Cariacica.
Segundo o Ipram, é o terceiro pinguim de magalhães da temporada localizado vivo no litoral capixaba. O pinguim, informou o órgão, estava debilitado e foi encaminhado para quarentena.
“O que torna este ano diferente de todos os outros é a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) circulando nas populações de aves aquáticas e silvestres, e o Poder Público tem orientado a população para que não toque em aves de vida livre debilitadas. Ao encontrar uma, limite-se a acionar o recolhimento por instituições especializadas”, informou o Ipram.
Além de evitar o contato com estas aves, as pessoas devem manter animais domésticos afastados, não ofertar nenhum tipo de alimento ao animal encontrado e nem tentar devolvê-lo ao mar. O Projeto de Monitoramento de Praias disponibiliza os telefones 0800-039-5005 (ES) e 0800-026-2828 (RJ) para os resgates.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta