O município de Mantenópolis, no Noroeste do Espírito Santo, inicia na próxima quarta-feira (4) a vacinação contra Covid-19 de pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o município é o primeiro do Estado a vacinar esse público dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Viana, na Região Metropolitana de Vitória, foi a primeira cidade a atingir 100% de adultos vacinados com ao menos uma dose de imunizantes contra a Covid-19 no Espírito Santo. Mas a cidade participou de um estudo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do governo do estado com a aplicação de meia dose do imunizante AstraZeneca em adultos a partir de 18 anos. Sendo assim, recebeu doses suficientes para vacinar a população.
A Sesa esclareceu que os municípios têm autonomia para realizar os agendamentos e também mutirões de vacinação, bem como para iniciar a faixa etária subsequente inferior assim que completar 90% da faixa etária superior, sem restringir o agendamento das idades superiores.
Segundo a Secretaria de Saúde de Mantenópolis, a vacinação vai ocorrer na sede e no distrito de São Geraldo. A aplicação dos imunizantes será das 14h às 20h no Ginásio de Esportes e no posto de saúde do distrito.
As pessoas precisam levar o cartão de vacina, cartão do SUS, documento de identificação com foto e CPF. Só serão vacinados residentes em Mantenópolis.
No Painel de Vacinação consta que o número total de vacinados com a primeira dose é de 1.999.795 no Estado. Desses, 763.666 também já receberam a segunda dose. Além deles, há 100.713 pessoas que receberam o imunizante da Janssen, que é de dose única.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 10.870 mil doses de vacina contra o coronavírus já foram aplicadas no município de 15 mil habitantes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta