O médico e capitão de corveta da Marinha do Brasil Caio Cesar Leite Barros, 41 anos, levou longe o nome de sua cidade natal. O capixaba, que é de Alegre, colocou uma placa com bandeiras do município e do Espírito Santo na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Antártica. Ele atua há um ano na região polar.
O vídeo foi divulgado pela Prefeitura de Alegre, e, nas imagens, o médico explica que o ato é uma tradição local da estação. O município parabenizou a homenagem do alegrense. “Dr. Caio, que atua como médico em expedições na Antártica há um ano, deixou o nome de nossa amada cidade de Alegre gravado em um totem naquele continente gelado. Essa demonstração de amor e respeito pela sua cidade natal merece reconhecimento e aplausos”, publicou a administração municipal.
Segundo a Marinha do Brasil, Caio Cesar Leite Barros ingressou nas forças armadas em 2011, concluindo o Curso de Formação de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk. Ele atua na função de médico do Grupo-Base Austral (2023-2024) e é o responsável pela prática da medicina, promoção e prevenção da saúde dos habitantes da Estação e exerce, adicionalmente, a função de relações-públicas e agente dos correios da EACF.
A estação é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada na ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica. A reportagem tenta contato com o médico para saber mais detalhes sobre a experiência na região.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta