Com a flexibilização no acesso a praias, calçadões e ciclovias e a autorização de funcionamento de academias, na Grande Vitória, após quatro meses de isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão retornando à rotina de atividades físicas. Mas, mesmo com a estabilização da curva da doença do Espírito Santo, alguns cuidados são indispensáveis para não contrair e não espalhar o vírus.
Em entrevista ao repórter Cesar Fernandes, da TV Gazeta, através de uma live no Instagram, no último domingo (26), o médico cardiologista Henrique Bonaldi explicou os perigos e as precauções necessárias ao praticar exercícios fora de casa: na praia, na academia e nas áreas comuns do condomínios.
Antes de citar os exemplos, o médico alertou que, mesmo com a estabilização da curva, que permite o retorno de algumas atividades, esse não é momento de descuidar e comemorar, pois a tendência é que o índice mortos não diminua até a chegada de uma vacina.
Por isso, as atividades físicas precisam ser realizadas com o uso das máscaras, já que, durante os exercícios, o corpo humano provoca secreções como suor e saliva que podem causar a contaminação do vírus. A única exceção é o atleta que faz esporte de alto rendimento. Este terá que isolar-se ainda mais para praticar esportes.
"Quem faze esporte de alto rendimento, nos quais a frequência respiratória ventila muito rápido, a máscara atrapalha muito o rendimento do esporte. Para fazer a atividade física, essa pessoa tem que sair de perto de todo mundo. Essas pessoas tem que treinar às 4h, às 23h, horários de pouco movimento, por exemplo, mas não pode frequentar locais (ainda que não aglomerados) que tenham gente", explicou.
Como alternativa para praticar atividades físicas mantendo o isolamento, muita gente começou a fazer exercícios na escada de emergência do prédio onde mora. Mas o que parece seguro, pode ter muitos riscos devido o local ser fechado e sem circulação de ar.
"É preciso lembrar que o isolamento nos leva a pensar que ficar mais em casa é melhor, então fazer atividade física em casa é melhor. Mas qual o problema da escada do prédio? A escada, até por questão segurança ao fogo, é uma área muito fechada. Então existe perigo nesses ambientes, já que as partículas do vírus podem durar mais no ambiente fechado do que na praia, por exemplo. Nesse momento, o ideal é sair de casa para se exercitar, usar a máscara e sempre lembrar de ir nos locais e em horários menos aglomerados. A questão do horário é fundamental", orientou.
Além do bom senso em escolher o horário de menor aglomeração, o médico lembrou que é preciso desistir de entrar em determinado lugar se perceber que está muito movimentado. Se o ambiente for uma academia - seja de musculação, crossfit ou atividades físicas em geral, Bonaldi destaca quatro regras fundamentais:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta