A espera pela segunda dose da Coronavac gerou filas em diversas unidades de saúde em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A aplicação do imunizante no grupo com idade acima de 65 anos foi anunciada para esta terça-feira (18), mas muitas pessoas chegaram às unidades ainda na noite anterior e madrugaram, em pé e no frio, para tentar garantir a imunização completa.
Os registros das filas foram feitos por telespectadores da TV Gazeta Norte. Neste primeiro vídeo, gravado por Evandro Cravo Casotti, é possível ver pessoas agasalhadas e em pé na fila, na frente da unidade de saúde do bairro Guaxindiba, durante a madrugada. Segundo Evandro, a gravação foi feita por volta das 3h30 da manhã.
“Essa fila foi filmada às 3h30 da manhã. Mas passei de ônibus pelo local às 8h e ainda está assim”, disse. Confira no vídeo abaixo:
Um outro vídeo, gravado por Elenice Liuth Tessarolo Adão, mostra a fila formada na unidade de saúde do distrito de Guaraná. É possível ver uma grande aglomeração formada na entrada do local. “Estou aqui com meu pai de 68 anos, chegamos às 5h20 da manhã. Muitas pessoas já foram embora. Conseguimos a senha 63, de apenas 72 doses enviadas pra cá”, relatou Elenice.
Procurada pela reportagem da TV Gazeta Norte, a secretária de Saúde do município, Bernadete Coelho Xavier, afirmou que não consegue compreender porque tantas pessoas foram para as unidades de saúde ainda na madrugada, e que vai apurar o que provocou tantas filas.
“A impressão é de que alguém chamou essas pessoas. Não sei saber o porquê dessas pessoas todas terem ido para as portas das unidades. É a primeira vez que vejo uma cena dessas. Vamos apurar se teve alguma conduta, de alguém ter divulgado um boato”, afirmou Bernadete.
Ainda segundo a secretária de Saúde, o recomendado é que as pessoas que ainda precisam da segunda dose da Coronavac respeitem os horários de funcionamento das unidades de saúde.
“Tem também a questão da ansiedade devido aos atrasos na aplicação da Coronavac. Talvez seja por isso, mas são atitudes totalmente absurdas. A recomendação é ir apenas de manhã. As unidades abrem de manhã e não tem necessidade de dormir na fila. As senhas serão distribuídas normalmente”, ressaltou Bernadete.
Após a publicação da reportagem, a Prefeitura de Aracruz enviou uma nota relatando o ocorrido e afirmando que, a partir da chegada de novas doses, as unidades de saúde passarão a fazer o contato com as pessoas que precisam receber a segunda dose da Coronavac. Confira a nota na íntegra:
"A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz informa que as doses recebidas na segunda-feira (17) foram distribuídas para todas as Unidades de Saúde e que divulgou em suas redes oficiais que a vacinação da segunda dose da Coronavac para idosos acima de 65 anos teria início as 7h desta terça-feira (18/05).
A prefeitura destaca que os cidadãos devem procurar o serviço de saúde a partir das 7h e que não solicita que nenhum morador vá para a fila de madrugada.
A prefeitura entende a vontade dos cidadãos para serem vacinados contra a covid-19, mas pede a compreensão porque não depende do município o número de doses que são recebidas.
A Secretaria de Saúde também informa que de acordo com o Governo do Estado ainda essa semana devem chegar mais doses do imunizante Coronavac para o município. Essas doses serão distribuídas para todas as Unidades de Saúde que entrarão em contato com os cidadãos para que sejam vacinados.
É importante ressaltar que todas as pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac serão vacinadas com a segunda dose."
*Com contribuição de Eduardo Dias, da TV Gazeta Norte
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta