> >
Mortes por coronavírus no Brasil deixariam 22 "cidades fantasmas" no ES

Mortes por coronavírus no Brasil deixariam 22 "cidades fantasmas" no ES

País chegou à marca de 200 mil óbitos da pandemia nesta semana; número só não é maior que a população de quatro municípios capixabas

Publicado em 9 de janeiro de 2021 às 07:18- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ruas de acesso à Terceira Ponte estão vazias. Os registros foram feitos por volta das 17h, quando o trânsito em dias normais é congestionado
A Capital é uma das poucas cidades do ES que têm população superior a 200 mil habitantes e inferior à quantidade de mortes pela Covid-19 no país. (Fernando Madeira)
Mortes por coronavírus no Brasil deixariam 22 cidades fantasmas no ES

Passados cerca de dez meses do início da pandemia, o Brasil chegou à triste marca das 200 mil mortes causadas pelo novo coronavírus na quinta-feira (7) – exatas 200.498 pessoas. Essa quantidade de vidas perdidas seria suficiente para tornar 22 municípios capixabas em verdadeiras "cidades fantasmas", de uma só vez.

Sumiriam do mapa: Divino de São LourençoMucuriciDores do Rio PretoPonto BeloAlto Rio NovoApiacáSão Domingos do NorteVila PavãoIbitiramaBom Jesus do NorteÁguia BrancaAtílio VivácquaPresidente KennedySão José do CalçadoLaranja da TerraGovernador LindenbergJerônimo MonteiroItaranaMarilândiaIbiraçu e São Roque do Canaã.

Juntas, elas somam pouco mais de 190,5 mil habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Ou seja, ainda poderiam entrar nesta lista 87% da população de Rio Novo do Sul, por exemplo, o que equivaleria a mais 9.912 pessoas.

De maneira isolada, a quantidade de mortes da pandemia no Brasil é superior à de importantes cidades do Espírito Santo, como Cachoeiro de ItapemirimLinharesColatinaSão Mateus e Guarapari. Aliás, só não é maior que o total de moradores de VitóriaVila VelhaSerra e Cariacica.

Vale lembrar que até o dia 10 de agosto do ano passado, o país contava com aproximadamente 100 mil óbitos por Covid-19. Naquela época, 12 municípios capixabas sumiriam do mapa, em comparação semelhante. Passados apenas mais quatro meses, essa quantidade praticamente dobrou.

E os números não param de subir: de acordo com os dados mais atualizados do Ministério da Saúde, o Brasil já tem 201.460 mortes causadas pelo novo coronavírus, nesta sexta-feira (8). Só no Espírito Santo são 5.285 óbitos – número que ainda é ligeiramente menor que o divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de 5.287.

Errata Correção
11 de janeiro de 2021 às 08:00

Os números de óbitos no Espírito Santo, registrados pelo Ministério da Saúde e Painel Covid, do governo do Espírito Santo, estavam errados e foram alterados no texto. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais