Condenado a 90 anos de prisão por ter provocado um acidente que tirou a vida de uma mulher em pleno Dia das Mães, Hélio dos Santos Aguiar ainda precisará arcar com mais de R$ 300 mil em indenizações. Em júri realizado na sexta-feira (6) no Fórum de Linhares, o homem — que tinha 25 anos à época do acidente — foi condenado a cumprir a pena em regime fechado pelos crimes de homicídio consumado e três tentativas de homicídio.
A denúncia aponta que ele não possuía habilitação para dirigir e estava alcoolizado quando, em alta velocidade, atingiu o veículo de uma família na BR 101, Linhares, Norte do Espírito Santo, em maio de 2021. Silvane Maria Faquim Belúcio Simon, de 39 anos, morreu ainda no local do acidente. O marido dela e duas filhas ficaram feridos.
Além das vítimas sobreviventes, a Justiça também fixou indenizações para os genitores de Silvane. No total, serão destinados:
Os valores deverão ser acrescidos de juros e correção monetária desde a data do prejuízo.
A Gazeta tenta localizar a defesa de Hélio dos Santos Aguiar. O espaço segue aberto para eventual manifestação.
Quando o vídeo foi divulgado à época, o delegado Fabrício Lucindo — que atuou e prendeu Hélio em flagrante — destacou que "o motorista passou em altíssima velocidade, do outro lado da pista, e praticamente atropelou o carro das vítimas, causando a tragédia". Veja gravação:
"O réu foi mantido preso e não poderá recorrer da sentença em liberdade. O júri teve início às 9h e terminou por volta das 18h", informou o Ministério Público do Espírito Santo.
Entre outros pontos, a sentença destaca que “o grau de reprovabilidade da conduta do acusado é extremamente elevado, haja vista que após o fato réu (Hélio) saiu do local do crime, retornando para uma festa como se nada tivesse ocorrido, com menosprezo pela vida.”
■ O acidente aconteceu no Dia das Mães de 2021. O veículo da família de Silvane seguia no sentido São Mateus quando foi atingido na traseira pelo carro de Hélio, no quilômetro 144 da BR 101 em Linhares.
■ Com a força do impacto, os carros saíram da pista e caíram em uma pequena ribanceira. Silvane morreu no local. O marido dela e duas filhas ficaram feridos.
■ Hélio fugiu do local do acidente e voltou para uma casa de eventos, onde foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele foi submetido ao teste de bafômetro, que deu positivo, e não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta