Vitória
O trânsito nos bairros da Enseada e da Praia do Suá, em Vitória, vai passar por mudanças nos próximos dias e meses. Dentro do pacote de obras do Plano Mobilidade Leste, as próximas intervenções promovidas pela Secretaria de Obras da Prefeitura da Capital vão criar novos acessos e saídas da Terceira Ponte.
Para quem dirige na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, sentido centro de Vitória, um novo acesso será liberado na Avenida João Batista Parra (em frente ao Hortomercado), que será transformada em mão dupla, tornando-se um acesso à ponte que liga a Capital a Vila Velha.
“Neste ponto, o motorista que está na Nossa Senhora dos Navegantes vai poder virar à direita na João Batista Parra e seguir direto até a Terceira Ponte. Isso vai desafogar a Rua Clóvis Machado, que tem acesso ao lado do Palácio do Café. Ali, a conclusão deve ser feita em meados de junho, com tudo operacional”, explicou Gustavo Perim, secretário de obras de Vitória.
A projeção da Prefeitura de Vitória é voltada para que a João Batista Parra seja de mão dupla até a Rua Vitória Nunes da Motta, na altura da Corregedoria Geral de Justiça e do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), onde vai seguir até a Rua Clóvis Machado, passando ao lado da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Com as mudanças, a Clóvis Machado também terá alteração em seu fluxo para mão dupla até a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes. Dessa forma, quem está na João Batisa Parra, além de acessar a Terceira Ponte, também vai poder retornar à Nossa Senhora dos Navegantes.
Questionado sobre o estacionamento que funciona na Avenida João Batista Parra, desde a altura da Rua Caetano Tunholi até a esquina com a Nossa Senhora dos Navegantes, o secretário de Obras da Capital explicou que o espaço será revitalizado para que os carros estacionem em 180º, no sentido da faixa que será aberta.
Com participação em projetos relacionados às mudanças no trânsito, Eduardo Borges, diretor da Associação de Moradores da Enseada do Suá, salienta que essa é uma das alterações que deve desafogar todo o fluxo de veículos na região.
"Na interseção com a Rua Clóvis Machado, a avenida precisa ter três faixas para haver continuidade, sendo que este é o único ponto, desde a Vale até a Rodoviária de Vitória, em que a faixa de rolamento reduz para duas, mas, na prática, apenas uma funciona, em virtude do gargalo do trajeto atual da Terceira Ponte sentido Centro", pondera.
O pacote de obras, iniciado em julho de 2024 pela Secretaria de Obras de Vitória, ainda contempla as mudanças já feitas nos acessos à Terceira Ponte e drenagem para que alagamentos sejam evitados nas regiões próximas à Enseada do Suá. Segundo a pasta, o projeto tem planejamento para entrega completa ao fim do primeiro semestre de 2025.
Ao todo, são quase 30 intervenções em diferentes pontos da cidade. As obras previstas no Plano Mobilidade Leste incluem pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e faixas adicionais. Ainda segundo a gestão municipal, o plano foi elaborado e validado com a participação das associações de moradores dos bairros onde houve ou haverá alguma intervenção.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta