A Mocidade Unida da Glória (MUG) é a grande campeã do Carnaval de Vitória 2023. A escola da Glória, em Vila Velha, teve 179,5 pontos e ergue a taça do Grupo Especial do Carnaval de Vitória pela oitava vez. O último título da escola foi em 2018. O segundo lugar ficou com a Unidos de Jucutuquara, com 179,3 pontos. (Confira a classificação geral no final da matéria)
A apuração ocorreu nesta quarta-feira (15) no Sambão do Povo, mesmo palco dos desfiles do último fim de semana. No ano passado, a MUG foi a vice-campeã do Grupo Especial, sendo superada pela Novo Império. Neste ano, começou a apuração atrás da Chegou O Que Faltava, mas ultrapassou após o quesito bateria.
A MUG foi a quinta escola a entrar na avenida pelo Grupo Especial e apresentou um enredo sobre a história da cidade de Colatina. O Leão da Glória impressionou levando para avenida carros grandiosos e fantasias luxuosas.
Com o enredo "A caminho das terras do sol poente", a agremiação homenageou Colatina como protagonista de tradição e da modernidade. Ao fim, saiu sob os gritos de "É campeã".
O carro-abre alas já mostrava a imponência das alegorias. Uma maria-fumaça (que realmente soltava fumaça) com 29,60 metros de comprimento — o limite do regulamento é 30m —, em dois chassis, todo iluminado e com movimento pedia passagem apitando.
O segundo carro, com o tema "Café, a bebida da princesa", espalhou cheiro de café pela avenida e encantou os foliões.
A apresentação da escola em 2023 marcou a volta do carnavalesco Peterson Alves à agremiação e também a despedida de Fernanda Figueredo, que ocupava o posto de rainha de bateria da MUG.
A escola foi também a favorita dos leitores de A Gazeta, sendo a mais votada na enquete realizada pelo site logo após dos desfiles, recebendo 41,8% dos votos. Na segunda colocação na enquete, ficou a atual campeã Novo Império, com 15,1% dos votos. Em terceiro, foi escolhida a Boa Vista, com 13,4%.
Com o resultado oficial divulgado, a Andaraí deixa a elite do Carnaval de Vitória e, em 2024, desfilará pelo Grupo A.
Grupo Especial - apuração
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta