> >
Município do ES emite alerta após aumento de casos de dengue

Município do ES emite alerta após aumento de casos de dengue

Somente na primeira semana deste ano foram registradas 116 notificações e 22 casos confirmados da doença

Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 17:57

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Agentes de combate a endemias recolheram um número grande de larvas do Aedes aegypti
Agentes de combate a endemias recolheram um número grande de larvas do Aedes aegypti. (Divulgação/ Prefeitura de Afonso Cláudio )

A prefeitura de Afonso Cláudio, na Região Serrana do Espírito Santo, divulgou um alerta para a população por conta do aumento de casos de dengue no município neste ano. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica da cidade, somente na primeira semana deste ano, foram registrados 116 notificações e 22 casos confirmados de dengue.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, a enfermeira Rejane Reblin de Souza Carvalho, o aumento no número de casos de dengue é atípico para o período, e colocou Afonso Cláudio em Estado de Alerta nos últimos dias. No mesmo período do ano passado, foram apenas 3 casos notificados e nenhum se confirmou.

A prefeitura disse que para conter o avanço da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado ações na cidade. Somente na manhã de segunda-feira (8), no bairro da Grama, os agentes de combate a endemias recolheram um número grande de larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. 

O ciclo do mosquito começa na água parada, onde passa de ovo para larva e, depois, pupa. Em seguida, transforma-se em mosquito e parte para a vida terrestre, fase em que está pronto para se reproduzir. 

Atendimento

Segundo a prefeitura, diante da situação o atendimento foi ampliado. Em caso de suspeita da doença, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde da sede e do interior. A Unidade de Saúde Hilton Lopes Vieira, no centro, é adepta ao programa Saúde na Hora e oferece serviços de Atenção Primária à Saúde para a população em horário estendido, das 7h às 19h.

Além disso, o Hospital São Vicente de Paulo, no centro, também está preparado para atender casos complexos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais