Parte de um muro construído para segurar uma encosta caiu no início da tarde dessa terça-feira (23), atingiu parte de uma residência e deixou 11 pessoas desalojadas, no bairro Aparecida, em Cariacica. Apesar de toda a destruição causada pela queda, por sorte, ninguém se feriu.
A estrutura que caiu tem aproximadamente três metros de altura e derrubou uma das paredes da casa. A sala ficou tomada pela terra e pelos escombros. "Deu um barulho muito grande e subiu aquele poeirão. Um barulho e desabou tudo", lembrou Kelly Correira da Silva, que vive ali com os cinco filhos.
De acordo com os moradores, o temor de que a encosta pudesse ceder é antigo. Por isso, no início do ano passado, eles entraram em contato com a Prefeitura de Cariacica e pediram para que fosse feito um muro de contenção no local. Porém, apenas duas partes foram construídas.
"A prefeitura fez um pedaço do muro desse lado e outro pedaço do outro, mas pularam o trecho do meio. Falaram que não fazia parte do projeto", contou a dona de casa Ariana Gomes. "Eles não quiseram terminar. Sempre davam desculpas, falando que não precisava, porque não tinha risco de cair", continuou, indignada.
Na época, os moradores acionaram novamente a administração municipal, que enviou materiais para que os próprios munícipes fizessem a construção da parte que faltava. "Agora, tudo ficou quebrado. Não temos condição de fazer mais nada", desabafou a aposentada Everalda Gomes.
Perto da residência atingida, ainda há uma casa cuja situação preocupa: além de poder ser atingida por um novo deslizamento ou queda, nela vive um idoso que tem dificuldade de locomoção. Ou seja, com os escombros espalhados no terreno, sair e entrar em casa tem sido um verdadeiro desafio.
A Secretaria de Obras de Cariacica informou que está contratando uma empresa especializada, de forma emergencial, para fazer a construção do muro de contenção na área do bairro Aparecida. A previsão é que ele fique pronto em até 90 dias.
Por meio de nota, o município ainda afirmou que "a Defesa Civil esteve no local e constatou que o imóvel da família precisa de reparos". Bem como informou que "a família está na casa de parentes, enquanto a obra na residência é realizada".
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta