Para acelerar a vacinação contra a Covid-19 do Espírito Santo, será realizado, nesta sexta-feira (18) e sábado (19), um mutirão em 53 municípios capixabas. O público-alvo são crianças entre 5 e 11 anos e pessoas que podem receber a dose de reforço da vacina, a terceira dose. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Segundo a Sesa, a população terá acesso às doses em locais e horários estratégicos e predefinidos pelas gestões municipais. Serão disponibilizadas a primeira e segunda doses (D1 e D2), além da dose de reforço, de acordo com cada faixa etária, por livre demanda.
Segundo levantamento das regionais de Saúde Metropolitana e Central, a expectativa é que sejam vacinadas mais de 54 mil pessoas. Os municípios das regiões Norte e Sul que aderiram ao mutirão ainda não informaram o quantitativo de doses que será disponibilizado.
De acordo com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, os mutirões têm como objetivo garantir mais celeridade na vacinação e proporcionar que crianças retornem às escolas de forma mais segura.
A Sesa encaminhou aos municípios um ofício orientando sobre a ampliação da vacinação contra a Covid-19 de crianças, seguindo as seguintes recomendações:
De acordo com a Plataforma Vacina e Confia, até a tarde desta quinta-feira (17), o Espírito Santo tem 3.268.018 pessoas vacinadas com a primeira dose. Os números também apontam que 2.815.983 receberam a segunda dose, e 1.200.080 já tiveram aplicada a dose de reforço (entre adultos, idosos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos).
Na faixa etária entre 5 e 11 anos de idade, foram vacinadas 118.684 crianças. O público desse grupo no Estado é composto por 393.089 pessoas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta