O novo documento de identificação único, com validade nacional, para substituir o RG (Registro Geral), já está em vigor no Brasil. O documento, totalmente reformulado, terá único número de identificação que vai ser o do CPF.
Quem solicitar a nova carteira de identidade também terá a possibilidade de identificar, no verso, se deseja doar órgãos após a morte, informar o tipo sanguíneo, além de outras informações que julgar importantes para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida.
A novidade entrou em vigor dia 1º de março deste ano, mas o prazo para que os institutos de identificação estejam aptos para emitir o novo documento vai até março de 2023.
De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o novo modelo é considerado mais seguro devido à possibilidade de validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive off-line, impedindo fraudes cadastrais e erros, além da praticidade e facilitação de se ter uma só numeração para os dois documentos.
Outra novidade é que o documento do Registro Geral (RG) também será digital e ainda passará a ser um documento de viagem com código de identificação internacional, o mesmo que é usado em passaportes.
Conforme o Decreto Federal, as carteiras de identidade expedidas conforme os padrões anteriores permanecerão válidas pelo prazo de dez anos, e os órgãos expedidores devem adotar o novo padrão até 6 de março de 2023.
No Espírito Santo, de acordo com a Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), as adequações para poder emitir o novo documento já estão sendo feitas.
No Espírito Santo, a confecção da carteira de identidade (ou RG) é de responsabilidade do Departamento de Identificação (DEI) da Polícia Civil. Para obtê-la, o cidadão deve procurar um dos Postos de Identificação Civil no Estado.
A Polícia Civil informa que o Estado conta, atualmente, com 76 postos de cadastramento para emissão da carteira de identidade. Para solicitar, é necessário que o cidadão leve, pelo menos, a certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3x4. Os postos de identificação fazem a liberação de agendamento para carteira de identidade todos os dias úteis. A liberação acontece sempre às 8h.
Existem duas formas de agendar um atendimento: via site - Agendamento Online - ou via aplicativo (ES na palma da mão).
Caso não tenha acesso à internet, entre em contato via telefone: 3382-5042.
O prazo para emissão é informado ao solicitante no momento que ele abre o processo para ser feito o documento. Por conta da pandemia de Covid-19, os serviços sofreram alterações e não é possível atender com a capacidade total. O tempo médio de atendimento para confecção da carteira de identidade foi alterado para promover o distanciamento físico entre os requerentes.
A primeira via é gratuita e, a segunda via sai por R$ 61,98.
Para os casos de 2ª via do documento, terá direito ao benefício da gratuidade, o requerente que atender um dos seguintes requisitos:
Outros documentos podem ser anexados, como CPF, tipo sanguíneo, fator RH, certificado de reservista, título de eleitor, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outros, mediante requerimento.
Requerimentos:
Casa do Cidadão
Assembleia Legislativa
Centro Integrado de Cidadania
Boulevard Shopping
Pró-Cidadão
Faça Fácil
*SOMENTE NO FAÇA FÁCIL CARIACICA NÃO É NECESSÁRIO APRESENTAR FOTO
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
COLATINA
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta