A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta segunda-feira (1º) o resultado da segunda etapa do Inquérito Sorológico, uma campanha de testagem em massa para detectar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo coronavírus.
Os novos dados mostram que a prevalência da doença aumentou, em 15 dias, de 2,1% para 5,4%, o que significa, de acordo com o estudo, que mais de 206 mil pessoas no Espírito Santo já foram infectadas pela Covid-19. As informações foram passadas pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
Nésio disse ainda que o estudo de prevalência aponta a taxa de infecção da população em um conjunto de municípios que possam projetar todo o Espírito Santo, e que o estudo de extensão busca identificar o grau de interiorização da doença. "O estudo de extensão subiu de 0,26% para 2,1% nesta fase", completou.
Para deixar claro o cálculo realizado, de acordo com informações da Sesa, utilizou-se os 5,4% obtidos da prevalência de casos positivos na segunda etapa, das quatro fases a serem realizadas, do inquérito sorológico.
Ao multiplicar esse número pela população do Estado, que é de 4.018.650 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2019, e dividindo por 100, chega-se à estimativa.
Na coletiva, Nésio explicou que na primeira etapa do inquérito sorológico, 97 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e agora, na segunda parte do estudo, foram 239 detectadas com a doença. "Este número representa os 5,14% da população infectada", detalhou.
Além das pessoas consideradas como amostragem para a estimativa, testaram positivo, em estudo de prevalência, 260 "contatos", que são pessoas próximas às consideradas pelo sorteio, mas que não entraram na contabilidade da mostra científica.
Em apenas 15 dias, o número de infectados, analisado no inquérito sorológico, triplicou em apenas 15 dias. "A taxa de infecção da população de 5,14% na etapa 2 do inquérito, significa um aumento de 141% (de 2,1% para 5,14%)", destacou.
O secretário apresentou um resumo, que mostra o que foi possível identificar sobre a pandemia do novo coronavírus no Estado. Veja abaixo.
Etapa 3
Nésio Fernandes também comentou sobre a reabertura dos shoppings, sobre doação de sangue, sobre os municípios que apresentam o maior número de infectados, entre outros. Abaixo, a transmissão completa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta