O Espírito Santo deve fechar o mês de novembro com o menor número de mortes por Covid-19 desde abril de 2020, de acordo com os índices divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
Em abril de 2020, o Estado registrou 116 óbitos provocados pela doença. Neste mês de novembro, até o dia 25, foram registradas 166 mortes. Na avaliação do diretor de integração do IJSN, Pablo Lira, o atual estágio da pandemia evidencia um maior controle da doença.
Em relação à vacinação, o Estado possui 62% da população com a vacinação completa e 83% das pessoas com ao menos uma dose aplicada. Cinco microrregiões já conseguiram atingir duas metas (vacinar mais de 80% dos adultos com duas doses e aplicar ao menos uma dose em 90% dos adolescentes): Litoral Sul, Caparaó, Central Serrana, Sudoeste Serrana, e Noroeste.
A região mais próxima de atingir o risco muito baixo é a Central Serrana, que já cumpriu duas metas e está com 72,79% dos idosos vacinados com a dose de reforço e precisa chegar a 90%.
O mapa abaixo mostra, em azul, oito microrregiões que atingiram ao menos uma das metas e, em branco, as que não atingiram nenhuma das três.
Outro indicador de que o avanço da Covid-19 apresentou queda no Espírito Santo é o ritmo de transmissão (Rt) da doença, que está abaixo de 1,0 em todo o Estado. Isso significa dizer que, atualmente, dez pessoas que estejam infectadas com o novo coronavírus transmitiriam o vírus para menos de 10 pessoas.
O Rt do Estado está em 0,94, o da Grande Vitória em 0,88 e o do interior em 0,99.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta