Número de casos de coronavírus mais que dobra em menos de 20 dias no ES
Confirmações saltaram de 4.315 para 9.520 durante o período, conforme atualização desta sexta-feira (22); confira qual o aumento em cada cidade do Estado
Publicado em 22 de maio de 2020 às 19:21
0min de leitura
Isolamento e distanciamento social são as ferramentas mais eficazes para conter a transmissão do novo coronavírus. (Carlos Alberto Silva)
Número de casos de coronavírus mais que dobra em menos de 20 dias no ES
O número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo mais que dobrou em um intervalo inferior a 20 dias. No último três de maio, eram 4.315 pessoas que receberam o diagnóstico positivo. Já nesta sexta-feira (22), essa quantidade saltou para 9.520 um aumento de 120%.
Ou seja, nesse pequeno intervalo de tempo, mais de 5 mil pessoas contraíram a Covid-19. Vale lembrar que o Estado havia ultrapassado a barreira dos 4 mil casos no primeiro dia deste mês cerca de três meses depois do primeiro caso. O que demonstra, claramente, o avanço exponencial da doença.
Se houve um agravamento no quadro da pandemia no Estado é porque os municípios também apresentaram uma piora. Exemplo claro disso é o cenário observado em São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim: em todos, só nesses 20 dias, os casos confirmados de coronavírus mais que quadruplicaram.
Isolamento social em Colatina esteve entre os piores do Estado nas primeiras semanas de maio . (Reprodução | TV Gazeta Noroeste )
Na Grande Vitória, o aumento ficou mais próximo à média do Espírito Santo e quase todas as cidades também tiveram o número de casos confirmados dobrados. A única exceção é Vila Velha, mas que segue sendo a cidade capixaba com mais casos. Os aumentos mais significativos foram em Guarapari, Fundão e Cariacica.
Saindo da Região Metropolitana para o interior, onde a doença chegou há menos tempo, destacam-se dois municípios: Barra de São Francisco, no Noroeste, que passou de três para 67 casos (aumento superior a vinte vezes); e Presidente Kennedy, no Sul, que saltou de dez para 101 casos.
VEJA A SITUAÇÃO EM CADA MUNICÍPIO CAPIXABA
Considerando o número de casos que haviam sido registrados até o último 3 de maio e a atualização do Painel Covid-19, feita nesta sexta-feira (22), A Gazeta mostra como a transmissão do novo coronavírus se comportou em cada município capixaba, durante os últimos 20 dias. Confira: