> >
O que fazer se sentir sintomas de Covid-19 antes da prova do Enem?

O que fazer se sentir sintomas de Covid-19 antes da prova do Enem?

Candidatos com sintomas de coronavírus ou que estejam infectados pela doença não devem comparecer aos locais de prova e precisam informar ao Inep

Publicado em 16 de janeiro de 2021 às 13:02- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Pessoas usando máscara durante a pademia
Uso de máscara será obrigatório para candidatos que prestarem o exame. (prostooleh/Freepik)

Apesar de ter decidido manter a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em meio à pandemia do coronavírus, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que pessoas com sintomas de Covid-19 ou que estejam infectadas pela doença não devem comparecer aos locais de prova, nos dias de realização do exame: 17 e 24 de janeiro, para a prova impressa, e 31 de janeiro e 07 de fevereiro, na versão digital. 

Entre os sintomas mais comuns provocados pelo coronavírus estão: dor de garganta, dor de cabeça, alteração de olfato ou paladar, tosse febre, dor no corpo, congestão nasal, diarreia. 

A recomendação também diz respeito a outras doenças infectocontagiosas além do novo coronavírus. São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O candidato deverá comunicar sua condição por meio da Página do Participante até um dia antes da aplicação do Enem impresso, para que seja analisada a possibilidade de reaplicação da prova, em data posterior. Será preciso anexar um documento legível que comprove a doença. O atestado deve conter:

Caso o diagnóstico ocorra no dia da aplicação da prova, além de informar na Página do Participante, o candidato deverá ligar para o número 0800 616161 e relatar sua condição, a fim de agilizar a análise do caso pelo Inep.

Cada caso será avaliado e a resposta sobre a solicitação de reaplicação da prova poderá ser consultada posteriormente na Página do Participante.

USO DE MÁSCARA É OBRIGATÓRIO; VEJA OUTROS CUIDADOS

Apesar de somente os candidatos contaminados ou com suspeita de doença infectocontagiosa serem orientados a não comparecer ao local de prova, os demais participantes também precisarão se precaver em relação à Covid-19 durante o Enem.

O uso de máscaras será obrigatório para acesso e permanência nos locais de prova. Caso o candidato não esteja com a proteção, será impedido de prestar o exame. As informações constam no edital do Inep para a realização do Enem 2020. O documento informa ainda que o participante deve permanecer com a máscara durante toda a prova, cobrindo a boca e o nariz.

O estudante pode levar uma máscara reserva para trocar durante a realização da prova e a proteção poderá ser retirada para comer ou beber água, seguindo os protocolos adotados pelo Inep. A remoção total da máscara só será permitida, desde que respeitando a distância recomendada, para que os fiscais identifiquem o participante, evitando possíveis infrações.  

O uso de máscara será obrigatório também para os aplicadores e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. O descarte da máscara de proteção contra a Covid-19, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras dos locais de provas.

O distanciamento entre participantes e aplicadores e os protocolos de proteção contra o novo coronavírus também deverão ser respeitados em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais e lanches. Além de higienizadas, as escolas serão organizadas previamente de modo a garantir o distanciamento.

REGRAS GERAIS

Data da prova

Horários

O que levar no dia da prova

Local de prova

REGRAS QUE ELIMINAM CANDIDATOS

Será eliminado do Enem 2020 impresso, a qualquer momento e sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei, o participante que:

Enem
Justificativa de ausência por sintomas da Covid poderá ser feita pela internet. (Carlos Alberto Silva)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais