O governo do Estado anunciou, na última sexta-feira (12), medidas qualificadas no enfrentamento à Covid-19 para os municípios capixabas de acordo com o risco de cada um no Mapa de Risco, divulgado semanalmente, e que define as diretrizes de restrição de atividades a serem seguidas em todo o Espírito Santo. As principais medidas foram anunciadas para as cidades no risco alto e já passaram a valer a partir desta segunda-feira (15). Agora, as regras são válidas por pelo menos 14 dias.
Mas o que realmente pode ou não funcionar nas cidades de risco alto? E em quais horários? A reportagem de A Gazeta explica ponto a ponto as devidas restrições.
Estão em risco alto: Afonso Cláudio, Águia Branca, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, João Neiva, Muqui, Pedro Canário, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Vila Pavão e Vila Velha.
Aqui estão definidas as regras que tratam de eventos, como casamentos e aniversários; e opções de lazer públicas ou particulares, tanto ao ar livre como em locais fechados, como cinemas, teatros e até mesmo parques e unidades de preservação. De acordo com a última atualização do governo, TODAS essas atividades estão SUSPENSAS no risco alto. Confira:
Neste setor também foram definidas regras de funcionamento, com dias e horários específicos, para o comércio não essencial e restaurantes. Para o comércio essencial, não há restrição de dias e horários. Já o funcionamento de bares está SUSPENSO em qualquer horário. Confira:
Foram definidos como comércio essencial e podem abrir sem restrição de dia e horário:
As academias estão liberadas para funcionar sem restrição de horário, mas com proibição da realização de atividades aeróbicas. Sobre o limite de alunos por espaço e horário de agendamento, as regras devem ser seguidas conforme a portaria da Sesa n° 226-R, Art 11, § 2º, que diz:
“Para Municípios classificados nos níveis de risco moderado e alto deve ser observado o espaçamento mínimo de 4 m (quatro metros) entre aparelhos/usuários e os seguintes limites de lotação:
Academias com área igual ou superior a 75m² devem respeitar o limite de até 5 alunos por horário de agendamento.
O governo também determinou que trabalhadores que atuam na área administrativa, independente do ramo de atividade, inclusive da administração pública direta ou indireta, deverão atuar prioritariamente em trabalho remoto.
Seguindo a matriz de risco, todos os municípios com risco alto continuam com as atividades de ensino presenciais suspensas, em todos os estabelecimentos da rede pública e privada, com exceção de cursos livres.
Na tarde deste domingo (14), o governo anunciou, além dessas medidas, que as aulas presenciais na educação infantil, para crianças de até 5 anos, também estão suspensas em todo o Estado, independente da classificação do município no Mapa de Risco. A medida já é válida a partir desta segunda-feira (15), mas para que haja um período de adaptação das famílias, porém, o governo do Estado estabeleceu um prazo de três dias para que as atividades escolares sejam suspensas definitivamente, e tanto os alunos quanto os pais possam se organizar.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta