> >
O que pode funcionar, horários e regras para cidades em risco alto no ES

O que pode funcionar, horários e regras para cidades em risco alto no ES

Com novas medidas qualificadas anunciadas pelo governo do Estado, saiba o que pode e o que não pode funcionar nos próximos 14 dias

Publicado em 15 de março de 2021 às 09:22- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Movimentação do comércio: ruas ficaram cheias na Glória no dia da Black Friday 2020
Saiba o que pode ou não funcionar de acordo com as novas medidas qualificadas do Governo do ES. (Carlos Alberto Silva)

O governo do Estado anunciou, na última sexta-feira (12), medidas qualificadas no enfrentamento à Covid-19 para os municípios capixabas de acordo com o risco de cada um no Mapa de Risco, divulgado semanalmente, e que define as diretrizes de restrição de atividades a serem seguidas em todo o Espírito Santo. As principais medidas foram anunciadas para as cidades no risco alto e já passaram a valer a partir desta segunda-feira (15). Agora, as regras são válidas por pelo menos 14 dias.

Mas o que realmente pode ou não funcionar nas cidades de risco alto? E em quais horários? A reportagem de A Gazeta explica ponto a ponto as devidas restrições.

Estão em risco alto: Afonso Cláudio, Águia Branca, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, João Neiva, Muqui, Pedro Canário, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Vila Pavão e Vila Velha.

CASAMENTOS, ANIVERSÁRIOS, PARQUES E LAZER

Aqui estão definidas as regras que tratam de eventos, como casamentos e aniversários; e opções de lazer públicas ou particulares, tanto ao ar livre como em locais fechados, como cinemas, teatros e até mesmo parques e unidades de preservação. De acordo com a última atualização do governo, TODAS essas atividades estão SUSPENSAS no risco alto. Confira:

COMÉRCIO, BARES E RESTAURANTES

Neste setor também foram definidas regras de funcionamento, com dias e horários específicos, para o comércio não essencial e restaurantes. Para o comércio essencial, não há restrição de dias e horários. Já o funcionamento de bares está SUSPENSO em qualquer horário. Confira:

Foram definidos como comércio essencial e podem abrir sem restrição de dia e horário:

ACADEMIAS

As academias estão liberadas para funcionar sem restrição de horário, mas com proibição da realização de atividades aeróbicas. Sobre o limite de alunos por espaço e horário de agendamento, as regras devem ser seguidas conforme a portaria da Sesa n° 226-R, Art 11, § 2º, que diz:

“Para Municípios classificados nos níveis de risco moderado e alto deve ser observado o espaçamento mínimo de 4 m (quatro metros) entre aparelhos/usuários e os seguintes limites de lotação:

Academias com área igual ou superior a 75m² devem respeitar o limite de até 5 alunos por horário de agendamento.

TRABALHO REMOTO

O governo também determinou que trabalhadores que atuam na área administrativa, independente do ramo de atividade, inclusive da administração pública direta ou indireta, deverão atuar prioritariamente em trabalho remoto.

ATIVIDADES DE ENSINO

Seguindo a matriz de risco, todos os municípios com risco alto continuam com as atividades de ensino presenciais suspensas, em todos os estabelecimentos da rede pública e privada, com exceção de cursos livres.

Na tarde deste domingo (14), o governo anunciou, além dessas medidas, que as aulas presenciais na educação infantil, para crianças de até 5 anos, também estão suspensas em todo o Estado, independente da classificação do município no Mapa de Risco. A medida já é válida a partir desta segunda-feira (15), mas para que haja um período de adaptação das famílias, porém, o governo do Estado estabeleceu um prazo de três dias para que as atividades escolares sejam suspensas definitivamente, e tanto os alunos quanto os pais possam se organizar.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais