A professora capixaba de educação especial Priscilla Castro dos Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cecília Meireles, em Monte Belo, Vitória, é uma das nove ganhadoras do "Prêmio Educador Nota 10". A competição nacional, que contou com mais de com mais de 2.800 inscrições, é comparada ao "Oscar" da educação, pois reconhece o esforço, a dedicação e a inovação de professores que impactam positivamente a vida de seus alunos.
Ao todo, foram três categorias de premiação: Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade e Direitos Humanos. No dia 25 de outubro ocorrerá a premiação, em São Paulo, onde será anunciado o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria e divulgado o nome do Educador do Ano.
A professora se inscreveu com o projeto "Mini-história: uma olhar poético do cotidiano das crianças com autismo" na categoria Direitos Humanos, que registra de forma lúdica e efetiva o cotidiano e as aprendizagens das crianças da educação especial.
"Desde pequena sempre brinquei de ser professora. É uma paixão que faz parte da minha vida desde a infância. Estou há 17 anos nessa carreira e esse prêmio é o resultado de muito estudo, trabalho, dedicação e também de luta. Meu sentimento é de valorização e reconhecimento de toda uma trajetória profissional”, contou.
O projeto foi desenvolvido com crianças dos grupos 2, 3 e 6 do CMEI Cecília Meireles. As breves narrativas do cotidiano dos alunos relatam a interação e o aprendizado, registrando cada momento em texto e em imagem. De acordo com a professora, o objetivo é promover o respeito à diversidade e a inclusão.
As narrativas dos pequenos são comunicadas semanalmente no grupo de WhatsApp da escola para ajudar a sensibilizar o olhar de todos os profissionais para as especificidades e potência das crianças .
Confira uma das mini-histórias abaixo:
Uma das mini-histórias contadas pela professora envolveu o pequeno Eric, uma criança com transtorno do espectro autista (TEA). O relato emocionou Renata Rodrigues, que se surpreendeu positivamente ao ver a forma como o filho, que tem dificuldade de interação, se aproximou de um amigo na escola.
Os projetos inscritos no Prêmio Educador Nota 10 e selecionados para a 25ª edição do prêmio passaram por uma análise com base em diversos critérios, como: evidência de aprendizagem comprovada por análise do material encaminhado e flexibilidade em outros contextos educacionais. Promovida pelo Instituto Somos, a premiação acontece no dia 25 de outubro, em São Paulo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta