Além de pressionar o sistema de saúde capixaba, a presença da Ômicron, variante do coronavírus e a epidemia de gripe têm causado mais um problema no Espírito Santo: a queda no número de doações de sangue. Dados do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) mostram que, para manter o estoque seguro, são necessários 130 doadores por dia. A média, no entanto, está em 80.
Nesta segunda-feira (24), apenas dois de um total de oito estoques de tipos sanguíneos estavam no ideal. No caso do tipo "O negativo", por exemplo, o estoque ideal de 52 bolsas estava praticamente vazio, com apenas duas disponíveis. Confira abaixo o detalhamento:
A diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, explica que janeiro é um mês de baixas doações em função do período de férias, mas com a explosão de casos da Ômicron e, paralelamente, da epidemia de gripe, houve uma redução drástica no número de doadores.
“Nesse período tem férias, então as pessoas viajam e deixam de doar. Mas, agora, a presença da variante Ômicron e o grande número de casos de Covid-19, além da epidemia de gripe, contribuem significativamente na diminuição do fluxo de doadores dentro do hemocentro”, evidencia.
Marcela Murad ressalta que os locais de doação de sangue são ambientes seguros e, neste período de pandemia e epidemia, seguem todos os protocolos sanitários necessários.
“Às vezes, a pessoa encontra um tipo de receio, mas é importante sensibilizar e entender que o hemocentro é um ambiente seguro, transmitir essa mensagem. Nós intensificamos todas as nossas medidas de higienização, disponibilizamos álcool em gel, fazemos o uso de máscara e a limpeza diária e os servidores foram treinados e capacitados", afirma a diretora-geral do Hemoes.
Devido à atual situação sanitária, os pontos de coleta de sangue têm seguido normas técnicas do Ministério da Saúde. Confira abaixo cada uma das orientações e veja se está apto a doar:
Contaminação por Covid-19
Sintomáticos: podem doar 10 dias após a completa recuperação;
Assintomáticos: 10 dias após o resultado da coleta do teste.
Vacinação de Covid-19 (1ª, 2ª ou 3ª dose)
Coronavac: 48h após a aplicação;
Todas as outras: 7 dias após receber o imunizante.
Vacinação de gripe
48h após ser vacinado.
Sintomas gripais
15 dias após o término dos sintomas.
Hemocentro de Vitória
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe
Telefone: 3636-7900/7920/7921
Unidade de Coleta de Sangue da Serra (local está fechado temporariamente para obras)
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)
Telefone: (27) 3218-9429/ 3218-9242
Hemocentro de Linhares
Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro
Telefone: (27) 3264-6000/ 3264-6019
Hemocentro de Colatina
Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro
Telefone: (27) 3717-2801
Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington
Telefone: (27) 3767-7954
Para mais informações, o cidadão também pode entrar em contato com Hemoes pelo e-mail [email protected].
Na manhã desta terça (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entrou em contato com a reportagem, informando que as pessoas interessadas em doar sangue têm que ter idades entre 16 e 69 anos e não de 16 a 67, como informava o site da Sesa anteriormente. Ressaltou ainda que a unidade de doação na Serra está fechada temporariamente para obras e a orientação é que as pessoas busquem os outros pontos. O texto foi atualizado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta