Das 12 pessoas em situação de rua deixadas em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na última terça-feira (8), por um ônibus da Prefeitura de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, seis optaram por retornar à cidade de origem no coletivo fretado que chegou ao município capixaba pouco antes das 17h desta sexta-feira (11).
Duas seguiram para casas de familiares em Minas Gerais e na Bahia, enquanto três homens e uma mulher decidiram permanecer em Linhares. A mulher chegou a passar mal e precisou ser socorrida pelo Samu, segundo apuração da repórter Viviane Maciel, da TV Gazeta. O episódio teve repercussão nacional e provocou uma "crise" entre os governos das duas cidades.
Os moradores relataram que foram levados para Linhares com a promessa de emprego e moradia, supostamente feita pelo coordenador da casa de passagem de Cabo Frio. A prefeitura da cidade fluminense afirmou que os envolvidos assinaram um documento cientes de que o transporte seria oferecido, mas sem garantia de trabalho.
Os moradores alegam que foram abandonados na cidade. A Polícia Civil e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) acompanham o caso.
A Prefeitura de Linhares disse que mantém o "compromisso com a dignidade e os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, atuando com respeito, acolhimento e responsabilidade, sem expor de forma indevida o sofrimento dos envolvidos", em que pese o caso ter sido reportado em vídeo no perfil pessoal do prefeito da cidade. Leia a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Linhares informa que vem atuando com zelo e responsabilidade no atendimento às 12 pessoas que chegaram ao município após terem sido deixadas na cidade com falsas promessas de emprego.
Desde o início, a equipe da Secretaria acompanha de perto as tratativas entre o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Linhares, e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em articulação com a Prefeitura de Cabo Frio, cidade de origem do grupo.
Esse diálogo resultou em um alinhamento entre as Promotorias de Justiça de Linhares e de Cabo Frio, prevendo o envio de um ônibus com assistente social e monitor para possibilitar o retorno das pessoas que desejassem voltar à cidade de origem.
Do total de 12 pessoas acolhidas, 6 optaram pelo retorno a Cabo Frio. Outras 4 decidiram permanecer em Linhares e seguirão acolhidas na Casa de Acolhida São Francisco de Assis, onde continuarão recebendo acompanhamento de uma equipe multidisciplinar até que possam ser reintegradas às suas famílias ou inseridas no mercado de trabalho.
Além disso, 2 pessoas serão reintegradas aos seus familiares em outros estados — uma na Bahia e outra em Minas Gerais — e farão a viagem de retorno ainda nesta sexta-feira (11).
A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça seu compromisso com a dignidade e os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, atuando com respeito, acolhimento e responsabilidade, sem expor de forma indevida o sofrimento dos envolvidos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta