O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Federal (PF), realiza uma operação com foco em fiscalizar barcos pesqueiros em Itaipava, distrito de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, nesta terça-feira (4). Pescadores reclamam que não foram avisados sobre a ação e o motivo da fiscalização, iniciada durante a manhã.
Um pescador, que pediu para não ser identificado, contou à reportagem de A Gazeta que uma equipe do Ibama pediu que pescadores saíssem dos barcos. “Tiraram a gente do barco sem avisar, ficou todo mundo para fora. Entraram nas embarcações sem dizerem o motivo da fiscalização”, relatou.
Um morador da região, que também pediu para não ser identificado, disse que a equipe participante da operação fechou o Porto de Itaipava para que os barcos fossem revistados e chegou a ter conflito com os pescadores, que teriam ficado contrariados de não serem informados sobre o motivo da ação.
Procurada pela reportagem, a Polícia Federal (PF) informou, em nota, que “trata-se de fiscalização rotineira do Ibama, que solicitou apoio aa equipe” da corporação. A Polícia Militar Ambiental também disse apenas que deu apoio à operação, sem divulgar mais informações.
O Ibama respondeu que a ação é uma fiscalização das embarcações, que vai continuar nos próximos dias. Dessa forma, detalhes não vão ser divulgados agora para não atrapalhar na operação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta