As praias de Vila Velha, na Grande Vitória, vão ganhar bandeiras indicativas mostrando os possíveis riscos do mar. Os instrumentos estão sendo instalados juntos aos postos de guarda-vidas da orla. Nos últimos dias, a Prefeitura registrou dois afogamentos no litoral do município.
A classificação é feita por um padrão de cores (verde, amarelo, vermelho, duplo vermelho e preto) e indica, desde o mar com baixo risco até área interditada para banho, e também alto risco de afogamento.
Cada posto estará equipado com um conjunto de todas as bandeiras. Conforme as condições do mar naquele momento, os guarda-vidas de cada posto poderão alterar a bandeira.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, este formato de sinalização obedece um padrão do Corpo de Bombeiros, o que facilita a identificação também por turistas de outras cidades. "Além das bandeiras, os guarda-vidas manterão o trabalho realizado hoje de orientação ativa, que fazem com cada banhista na praia, informando sobre as características do local e quais os possíveis riscos" informou o Executivo municipal.
Dados da prefeitura mostram que, somente no mês de janeiro de 2022, nos 31 postos instalados na orla de Vila Velha, os guarda-vidas já fizeram mais de 7 mil abordagens preventivas. Também foram realizados 31 resgates, quando o banhista pede socorro, mas ainda está consciente; 11 resgates com afogamento, quando a vítima já apresenta um grau mais elevado de risco e pode, entre outras características, ter engolido água. Foram registrados, ainda, dois óbitos.
No início da tarde desta quarta-feira (26), um homem morreu afogado após entrar no mar na Praia da Sereia, no bairro Praia da Costa. Os guarda-vidas do município chegaram a fazer o resgate e reanimá-lo, mas ele não resistiu e faleceu pouco tempo depois. Informações sobre a identidade da vítima não foram divulgadas.
Já no domingo (23), um adolescente de 14 anos desapareceu no mar da Praia de Itaparica, após entrar na água e se afogar. O corpo dele foi encontrado no dia seguinte próximo à Colônia de Pescadores.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta