> >
Oropouche, maruim, pólvora: que mosquito é esse, onde vive e como combatê-lo

Oropouche, maruim, pólvora: que mosquito é esse, onde vive e como combatê-lo

Responsável pela Febre do Oropouche, diagnosticada esta semana no Espírito Santo, inseto tem preferência por ambientes úmidos e com materiais orgânicos, como mangues

Publicado em 26 de abril de 2024 às 18:21

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
O mosquito-pólvora é o rtansmissor da febre do oropouche, que tem sintomas parecidos aos da dengue
O mosquito-pólvora, também chamado de maruim, é o transmissor da febre do oropouche. (Divulgação)

A detecção da Febre do Oropouche no Espírito Santo chamou a atenção para o Culicoides paraensis, transmissor da doença que popularmente é conhecido como "maruim" ou "mosquito-pólvora". Desconhecido para algumas pessoas, o mosquito possui características importantes de serem conhecidas, com o objetivo de que as pessoas possam identificá-lo e combatê-lo. O site A Gazeta foi atrás de especialistas para responder sobre os principais questionamentos ao redor do inseto. 

Uma das maiores dúvidas é sobre a ocorrência do mosquito e, consequentemente, da oropouche. Afinal, antes de surgir em terras capixabas, não era comum ouvir acerca do vírus. Para o infectologista Lauro Pinto, o aumento dessas doenças 'incomuns' pode ter uma explicação. 

"Nós vamos ver algumas doenças infecciosas, que antes não aconteciam, passarem a ocorrer com maior intensidade, em expansão para fora de seus nichos habituais. Tanto pelo fato de estarmos vivendo temperaturas anormais quanto pelas migrações e pelos deslocamentos típicos do país, que facilitam a chegada dessas doenças", explica.

Sobre o comportamento do mosquito – por exemplo, o que come, onde vive e como se reproduz –, o biólogo Daniel Gosser Motta também deu algumas respostas. Confira abaixo.

Oropouche, maruim, pólvora: que mosquito é esse, onde vive e como combatê-lo

Quais as características do maruim?

Onde é mais fácil encontrá-lo?

Costumam se reproduzir em água parada também, assim como o Aedes aegypti, causador da dengue? 

Como combater?

Do que se alimentam?

Deixam algum tipo de 'marca' em quem é picado?

Entre as características da infecção, destaca-se o elevado potencial de transmissão e disseminação, com capacidade de causar surtos e epidemias em áreas urbanas. Não há vacina e tratamento específico disponíveis.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais