Uma orquídea da espécie Cattleya warneri, classificada como criticamente ameaçada de extinção no Espírito Santo, foi descoberta vivendo em um jequitibá centenário no interior de Muqui, no Sul do Estado. A planta foi avistada durante um sobrevoo com um drone pilotado por pesquisadores do Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast).
A majestosa árvore fica às margens da estrada principal da localidade de Fortaleza. Isolada no pasto, ela chama a atenção de quem passa pelo trecho por seu porte e exuberância. Porém, o que mais despertou a curiosidade dos pesquisadores foi a presença de plantas epífitas (que vivem sobre outras) presas ao seu tronco e galhos.
O Monast é uma unidade de conservação estadual com área de 10.458,90 hectares de Mata Atlântica entre os municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, todos no Sul do Espírito Santo. O órgão é gerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta