Publicado em 5 de fevereiro de 2025 às 15:30
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), realizou na última sexta-feira (31) a solenidade de entrega da nova sede administrativa e de um novo helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Secretaria da Casa Militar.
A aeronave, batizada de Harpia 9, atenderá operações policiais, resgates e auxiliará no transporte de pacientes em estado grave, por meio de acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), em todo o território capixaba. Moderna, a aeronave Airbus H130 custou mais de R$ 29 milhões aos cofres públicos, conforme extrato do contrato divulgado no Diário Oficial do Estado em outubro do ano passado (veja abaixo).
Monomotor, mais espaçoso, com capacidade para transportar uma maca e assentos para dois pilotos, o novo helicóptero do Notaer é considerado um dos modelos mais modernos do mundo.
De acordo com o Notaer, o helicóptero H130, fabricado pela gigante francesa Airbus Helicopters, "é um helicóptero monoturbina leve de última geração. Apesar de tecnologicamente avançado, sua filosofia operacional é semelhante aos modelos Esquilo/H125, utilizados há mais de três décadas pelo Notaer, o que reduz significativamente o tempo de adaptação de pilotos, mecânicos e operadores aerotáticos, que já estão aptos a operar o equipamento em benefício da sociedade. A aeronave tem capacidade para transportar cinco passageiros e dois pilotos", informou a instituição.
Para o governador Renato Casagrande (PSB), o novo helicóptero contribuirá com a sociedade capixaba.
Renato Casagrande (PSB)
Governador do Espírito SantoDe acordo com o governo do Estado, a construção da sede administrativa, entregue com a nova aeronave, faz parte de um conjunto de intervenções para melhorar a estrutura do Notaer, dentro do programa "Estado Presente em Defesa da Vida. Estão em andamento as obras de ampliação do hangar de aeronaves e a reforma e ampliação do pátio. O investimento total é de R$ 7,5 milhões, e a previsão de entrega de ambas as estruturas é para o segundo semestre deste ano", informou o governo.
De acordo com apuração do repórter Diony Silva, da TV Gazeta, o Notaer possui, ao todo, cinco aeronaves e realiza cerca de 40 “missões” mensais em todo o território capixaba, sendo a maioria para transporte aeromédico. O grupamento conta com 55 servidores, incluindo 24 pilotos.
“Todas as missões de segurança pública, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, policiamento, combate a incêndios, fiscalização ambiental, aeromédico, transporte de passageiros, de tropa, tudo que uma aeronave puder fazer — e ela pode fazer —, o Notaer tem feito nesses 33 anos (de história)”, afirmou o tenente-coronel Quintella, chefe do Notaer.
Quintella ainda falou sobre o primeiro helicóptero do Notaer. “Era uma aeronave que atendia ao governo do Estado, e nossos pioneiros conseguiram convencer o governo a trazê-la para atuar em missões de segurança pública, atendimento a catástrofes, desastres e resgates. Foi assim que começou”, disse.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta