Cumprindo uma decisão da Justiça, o Painel Covid-19 e o portal oficial da Secretaria de Justiça do Espírito Santo começaram a exibir, de forma pública, os dados da pandemia do novo coronavírus entre presos. Ainda no fim de junho, a 2ª Vara da Fazenda Pública determinou, segundo pedido pela Defensoria Pública do Estado, que o Governo do Espírito Santo realizasse as alterações no sentido de promover transparência com uma divulgação em tempo real. O prazo inicial de 15 dias terminaria nesta quarta-feira (8), data em que houve a atualização nas duas plataformas.
Assim como funciona com a população em geral no Painel Covid-19, o site é atualizado diariamente e exibe, entre outras informações, o número de óbitos e de casos confirmados. Uma extensão revela o impacto da pandemia do novo coronavírus entre as pessoas privadas de liberdade.
Até a tarde desta quarta-feira (8), o Painel Covid-19 e o portal da Sejus informavam 169 curados no sistema prisional. Dois óbitos foram registrados e 33 indivíduos são considerados "ativos" por ainda estarem com a doença. Um total de 204 pessoas se infectaram, segundo os dados.
Já no sistema socioeducativo, os números são inferiores. De acordo com o apresentado nesta quarta (8), 43 indivíduos haviam sido infectados pelo novo coronavírus. Um deles ainda está contaminado e outros 42 estão curados. Não há registro de óbitos no sistema socioeducativo.
Ainda segundo o site oficial, apesar de "garantir o atendimento a todos os internos que estão em unidades prisionais", a Sejus informa não ser possível contabilizar o impacto da Covid-19 em pessoas que cumprem pena em liberdade provisória, monitoramento eletrônico, livramento condicional, indulto e prisão domiciliar.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, por meio de assessoria, que os números foram adicionados na tarde desta quarta-feira (8), último dia antes do fim do prazo estipulado.
O mesmo acontece no site oficial da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), onde é possível acessar os números. Conforme detalhe o portal, a mudança cumpre "decisão judicial em ação civil pública".
A Sejus, por meio de assessoria, explicou que a atualização foi iniciada nesta quarta (8). Os dados devem ser atualizado diariamente, de segunda a sexta-feira.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta