O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (27), o padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 62 anos, da Arquidiocese de Mariana, Minas Gerais, como novo bispo da Diocese de Colatina. A data para cerimônia de posse ainda não foi definida. A Diocese de Colatina estava sem bispo desde janeiro deste ano, quando dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi transferido para a Diocese de Lorena, no interior de São Paulo.
Lauro Sérgio ainda precisa ser ordenado bispo por uma cerimônia de posse na Diocese. Atualmente, ele é o padre da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, Minas Gerais, na Arquidiocese de Mariana. Padre Lauro Sérgio é natural de Ouro Preto (MG).
Padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959. Foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais, no dia 2 de setembro de 1995. É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Em 1994, iniciou uma trajetória de serviços no Seminário São José, de Mariana. Integrou a equipe de formadores do seminário por dez anos. Nesse período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço.
No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta