> >
Parque Paulo César Vinha é reaberto para visitação após fim de incêndio

Parque Paulo César Vinha é reaberto para visitação após fim de incêndio

A partir do próximo sábado (12), Unidade de Conservação volta a funcionar todos os dias, das 8h às 17h. A entrada continua sendo gratuita e não é necessário agendamento prévio

Publicado em 8 de novembro de 2022 às 08:13

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Parque Paulo Cesar Vinha
Parque Paulo Cesar Vinha foi atingido por incêndio até o fim de outubro. (Rafael Zambe)

O Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari, será reaberto para visitação no próximo sábado (12). A reabertura acontece após quase dois meses do início do incêndio que consumiu 37% de área da Unidade de Conservação entre o fim de setembro e o último dia 26, quando o fogo foi totalmente extinto – foram 34 dias de destruição.

A Unidade de Conservação volta a funcionar todos os dias, das 8h às 17h, com acesso permitido às trilhas até as 15h. A entrada continua sendo gratuita e não é necessário agendamento prévio. É preciso realizar agendamento apenas em casos de visitação em grupo de 15 pessoas ou mais.

Enquanto o parque é reaberto ao público, a equipe técnica que trabalha no local está avaliando a elaboração de um plano para recuperação da área degradada pelo fogo. Foram atingidos 555 hectares, o equivalente a 37% da área total. Este foi o segundo maior incêndio da história do parque, ficando atrás apenas de uma ocorrência registrada em 2014.

Equipes do Iema e dos Bombeiros trabalharam para combater as chamas no parque
Equipes do Iema e dos Bombeiros trabalharam para combater as chamas no parque. (Divulgação | Iema)

Segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), foram encontrados alguns répteis pequenos mortos e foi resgatado um ouriço com as patas queimadas, que está em tratamento no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras).

O Iema sugere uma conduta consciente ao visitar o Parque Estadual Paulo César Vinha, como, por exemplo:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais